domingo, 21 de novembro de 2010

SMOV já trocou 55% das lâmpadas da Capital Gaúcha


O projeto "Porto Alegre + Luz" da Secretaria Municipal de Obras e Viação - SMOV - já substituiu mais de 55% dos pontos de iluminação pública da capital gaúcha. Das cerca de 80,5 mil lâmpadas, 45 mil já foram trocadas. As novas lâmpadas utilizam vapor de sódio, diferentemente das antigas, que usavam vapor de mercúrio, material mais eficiente, econômico e menos poluente. De acordo com dados da referida secretaria, as novas lâmpadas são 40% mais eficientes e proporcionam 30% de economia em gastos com iluminação pública, além de oferecerem o dobro da eficiência das lâmpadas antigas. Abaixo, uma foto noturna da Rua João Alfredo, que deve receber 47 lâmpadas de vapor de sódio.


Ademais, haverá a gestão informatizada da iluminação pública de Porto Alegre, a exemplo do que é feito atualmente na coleta de lixo, que tem controle por meio de GPS. Com o sistema, a prefeitura pretende também evitar o furto de cabos.


Fonte: jornal Zero Hora de 20 de novembro de 2010, página 48 e http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2933562.xml&channel=13&tipo=1&section=Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário