terça-feira, 23 de novembro de 2010

Guarda-chuva transforma gotas de chuva em energia elétrica

umbrella.jpg
A idéia transforma o que seria um problema em sustentabilidade. Fotos: Yanko Design
Pode parecer estranho, mas é exatamente isso. O design Sang-Kyun Park desenvolveu um guarda-chuva que aproveita as gotas de chuva que caem na sua superfície e as transforma em eletricidade. A energia gerada alimenta uma lâmpada LED instalada dentro do objeto que ajuda o usuário a enxergar melhor o caminho durante a tempestade.
A criação é mais um exemplo de como em um mundo sustentável é possível utilizar a natureza a nosso favor e transformar o sol, o vento, os mares e agora a chuva, em fontes de energia renováveis. A invenção não pretende salvar o mundo, apenas aumentar a segurança dos usuários, tornando-os mais visíveis durante os aguaceiros e facilitando a visualização do caminho.
Apesar da produção pequena (de um microwatts a 12 miliwatts, a depender da intensidade da chuva), a criação abre um mundo de novas possibilidades que poderão utilizar a mesma tecnologia para transformar recursos naturais em fontes de energia limpa e gratuita no futuro.
umbrella2.jpg
A intensidade da luz varia de acordo com a força da chuva.
Como funciona o Lightdrops:
A tecnologia é baseada no fluoreto de polivinilideno (PVDF), que é uma membrana condutora, flexível e a prova d’água, capaz de transformar a energia da água que cai sobre o guarda-chuva em eletricidade. Por ser gerada a partir de um material piezelétrico, que converte energia mecânica em energia elétrica, a intensidade da luz depende da força da chuva: quanto mais forte a chuvarada, mas iluminado será o seu caminho.

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/guarda-chuva-transforma-gotas-de-chuva-em-energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário