A Ecofont é resultado de uma pesquisa da agência que buscou reduzir o formato das letras ao limite da legibilidade. Após diversos testes, eles chegaram a um resultado simples: uma fonte com pequenos círculos brancos no meio das letras.
“Nós tentamos várias formas: letras bem finas, letras sem interior. Tentamos tirar traços, quadrados, estrelas e triângulos. Mas, o melhor resultado está na ausência de círculos nas fontes”, afirmam seus criadores.
A equipe garante que as letras são bastante legíveis, tanto na tela do computador quanto impressas. A fonte é compatível com Windows Vista, Windows XP, Mac OS X ou Linux.
Para instalar, basta baixar o arquivo do site da SPRANQ e salvá-lo na pasta de fontes do seu computador. Se depois você não quiser mais utilizá-la, só é preciso excluir o arquivo da pasta das fontes.
Além de conservar tinta, a SPRANQ pretende estimular uma consciência nas pessoas e inspirar os grandes fabricantes de software e de impressoras para que façam inovações ecológicas. “Pense na quantidade de coisas que imprimimos. É realmente necessário ou jogamos fora papel e tinta?”, questionam.
Por isso, além de disponibilizar a Ecofont gratuitamente, eles dão dicas de como economizar ainda mais durante as impressões. Confira:
- Usuários: Imprima apenas o necessário. Use uma impressora eficiente e papel natural, ou seja, que não passou pelo processo de branqueamento;
- Designers gráficos: utilize técnicas modernas que evitam o desperdício durante o processo de separação da tinta. Na hora de escolher o papel, leve em conta a questão ambiental;
- Impressoras: Evite as máquinas a laser que impossibilitam a separação da tinta e do papel. Fique de olho nas inovações tecnológicas, como as impressoras que utilizam tintas a base de plantas;
- Fabricantes: Invistam em tecnologias que favoreçam o meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário