A Fiat fez um acordo com a fabricante de painéis solares irlandesa SolarPrint. A montadora italiana planeja usar essa tecnologia para alimentar dispositivos dentro do veículo.
O acordo gerou um projeto chamado de "Smartop", que terá investimentos de 3 milhões de euros.
Usando materiais fotovoltaicos (células solares e baterias de íons de lítio) de baixo custo para ajudar a sustentar acessórios "pesados" que demandam muita energia, como ar-condicionado e aquecimento. Com isso, a fabricante italiana espera cortar o consumo de combustível (e, consequentemente, das emissões de CO2) em até 15%, de acordo com uma reportagem do site SiliconRepublic (algo como "República do Silício").
A SolarPrint tem uma tecnologia que, em resumo, permite "imprimir" as células fotovoltaicas na carroceria dos carros.
O projeto SMARTOP foi montado para criar uma tecnologia que irá revolucionar a indústria automotiva e os carros que dirigimo, ao converter a luz do dia a dia em uma forma de energia.
"Temos certeza que, em um futuro não muito distante, os carros serão movidos parcialmente por tecnologias solares, que terão um impacto significativo para consumidores, montadoras e para a sociedade como um todo”, disse Mazhar Bari, CEO da SolarPrint.
Audi, Volkswagen e Toyota já empregam algo parecido em alguns de seus veículos para mantê-los refrigerados mesmo quando o motor está desligado.
Ainda não se sabe que carros da Fiat receberão os painéis, mas o Fiat 500 que será fabricado nos EUA parece um bom candidato, informa outro site especializado.
O projeto SMARTOP foi montado para criar uma tecnologia que irá revolucionar a indústria automotiva e os carros que dirigimo, ao converter a luz do dia a dia em uma forma de energia.
"Temos certeza que, em um futuro não muito distante, os carros serão movidos parcialmente por tecnologias solares, que terão um impacto significativo para consumidores, montadoras e para a sociedade como um todo”, disse Mazhar Bari, CEO da SolarPrint.
Audi, Volkswagen e Toyota já empregam algo parecido em alguns de seus veículos para mantê-los refrigerados mesmo quando o motor está desligado.
Ainda não se sabe que carros da Fiat receberão os painéis, mas o Fiat 500 que será fabricado nos EUA parece um bom candidato, informa outro site especializado.
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