terça-feira, 23 de novembro de 2010

Persiana capta energia solar e ilumina a casa durante a noite

persiana1.jpg
A cortina escurece o ambiente durante o dia e o ilumina durante a noite/Fotos: Divulgação
Essa persiana, desenvolvida pelo design Vincent Gerken, faz muito mais do que apenas impedir que o sol entre pela janela. Os painéis solares embutidos nas lâminas captam a energia solar durante o dia e a transforma em iluminação para o ambiente durante a noite.
persiana2.jpg
O objeto armazena a luz solar ao longo do dia e a utiliza para iluminar o espaço.
Batizada de Blight- uma mistura de “blind” (cortina) e “light” (luz), a cortina aproveita a área das persianas para enfileirar em cada lâmina painéis flexíveis de células fotovoltaicas. Quando a noite cai, a energia armazenada é transferida para painél eletroluminescente, que converte a eletricidade em luz.
persiana3.jpg
Painéis eletroluminescentes embutidos na cortina convertem a eletricidade em luz.
“Nós não produzimos nenhum produto novo", afirmou Vincent Gerken em uma entrevista concedida ao site Inhabitat. "Nós apenas utilizamos todas as funções desse objeto e acrescentamos um pouco de tecnologia para lhe dar uma nova função – captar a energia solar e convertê-la em eletricidade”.

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/persiana-capta-energia-solar-e-ilumina-a-casa-a

Um comentário:

  1. Maíra Gonçalves Vilela24 de novembro de 2010 15:48

    Muito legal! Fiz publicidade e propaganda e meu TCC foi sobre RSE. Desde então me interessei no assunto e hoje sou apaixonada. Quero me especializar. Parabéns pelo trabalho de vocês aqui no blog.

    ResponderExcluir