quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Projeto de casas feitas de sacos de areia é premiado


Um novo projeto arquitetônico desenvolvido na África do Sul acaba de receber o Curry Stone Award, no valor de $100 mil (aproximadamente R$200 mil). O projeto, que já havia sido premiado com o MMA Architects, foi batizado de Sandbag Houses (ou Casas de Sacos de Areia). Desenvolvido por uma equipe de arquitetos, liderados pelo africano Luyanda Mpahlwa, o projeto visava criar novos sistemas de habitações acessíveis para a população.
Neste tipo de construção as casas são erguidas tendo como base uma estrutura de madeira, preenchida com sacos de areia formando as paredes. Quando empilhados, os sacos, ou “eco-vigas" conferem solidez e regulagem térmica para as habitações. Para montar a estrutura não é preciso muitas ferramentas ou conhecimento em construção civil e, segundo seus criadores, pode ser feita com pouco mais de $6 mil (aproximadamente R$12 mil).
Com qualidade igual, se não superior às construções feitas com tijolo e cimento, as “eco-vigas” são mais baratas e ambientalmente sustentáveis. Para Luyanda Mpahlwa, “fazer parte deste projeto significa muito em termos contribuir significativamente em prol da inovação e da busca por soluções dignas quando se trata de habitações”.

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/projeto-de-casas-feitas-de-sacos-de-areia-e

Nenhum comentário:

Postar um comentário