domingo, 7 de novembro de 2010

Big Green Idea - A vida secreta das coisas

A reportagem a seguir foi extraída de uma entrevista que os profissionais do British Council tiveram com a designer e vencedora do "The Big Green Idea", a australiana Leyla Acaroglu, sobre o seu recém-desenvolvido website A Vida Secreta das Coisas, com vídeos e ferramentas educacionais, que visam educar os estudantes australianos da TAFE (Instituição Profissionalizante) e a comunidade como um todo sobre os benefícios do eco-design.

"The Big Green Idea" é um projeto financiado pelo British Council, que premia 5 australianos por desenvolverem projetos relacionados à sustesão premiados com um subsídio de 10.000 dólares, para financiar um projeto que vai ajudar a mudar o comportamentos e atitudes em relação à sustentabilidade


Segue a parte da entrevista concedida por Leyla Acaroglu:

Como um design mais inteligente pode ajudar a minimizar o impacto ambiental de um produto?
Uma boa tomada de decisão em relação ao design oferece grandes oportunidades para reduzir o impacto gerado pelo produto ao ambiente, de modo que quando ele chega ao mercado, o consumidor terá automaticamente uma redução da "pegada ecológica" deixada por esse produto. Decisões baseadas no ciclo de vida do produto, por sua vez, são também uma forma eficaz que designers e desenvolvedores de produtos podem empregar para criar produtos ambientalmente mais benéficos. Uma decisão baseada no ciclo devida olha para toda a vida de um produto desde a extração de matérias-primas, fabricação, transporte e uso, chegando até o fim de suas opções de vida, de modo que soluções inteligentes de design possam ser integradas no produto.

Existe uma grande diferença de custo entre a criação de produtos sustentáveis e não-sustentáveis?
Definitivamente, não! Existe um pensamente equivocado de que os produtos mais verdes custam mais, mas a realidade é que se o designer tiver liberdade durante a elaboração do projeto para explorar as melhores opções na solução do design final, então, na maioria dos casos, o produto resultante é geralmente mais barato! Produtos mais verdes empregam frequentemente menos materiais, tendo um melhor acoplamento desses materiais, além de processos de produção, transporte de recursos e opções de embalagens mais eficientes. Um design mais verde não é apenas utilizar um material diferenciado como atrativo, mas uma tomada de decisão inteligente e com eficiência ambiental, o que, assim, pode levar a economias substanciais tanto para o produtor, quanto para o consumidor.

Que tipo de mudanças de comportamento que você espera inspirar através do projeto A Vida Secreta das Coisas?
Em primeiro lugar, eu quero ajudar a desvendar o mito de que o verde é um luxo que custa mais e que isso só deve acontecer quando um cliente pede. Cada produto deve ser concebido para ter o mínimo de impactos sociais e ambientais. Produtores não devem esperar a reação do consumidor antes de aderirem ao ecodesign e designers não devem esperar por seus clientes solicitarem antes para então comecerem a estudar formas de reduzir os impactos de seus produtos. Estratégias simples como essa, podem ser empregadas para reduzir os impactos, ela só precisa começar com iniciativa e inovação. Em segundo lugar, eu realmente espero que mais designers serão inspirados para superar os desafios percebidos para colocar em prática o ecodesign e que começem a ser inovadores em suas soluções de design.


Você pode visitar o website de Leyla Acaroglu e conferir seus trabalhos em http://www.ecoinnovators.com.au/

Fonte: http://www.creativecities.org.uk/big-green-idea-the-secret-life-of-things/

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