quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Embalagem de DVD substitui o plástico pelo papelão

case-capa.jpg
100% reciclável, a embalagem não leva plástico - ao contrário das tradicionais/Fotos: Divulgação
Designers da agência londrina Julia criaram um produto capaz de substituir o plástico por materiais mais sustentáveis sem perder a eficiência e utilidade. O cliente foi a produtora de vídeo Nexus, que trocou os cases dos seus DVD’s feitos de plástico por modelos de papelão reciclável.
As embalagens foram inspiradas nas versões originais de plástico, a diferença é que essas utilizam papel 100% reciclável no seu lugar. Outra vantagem do produto é sua multifuncionalidade. Além de case para DVD, o material pode ser utilizado como um envelope.
“Nós queríamos criar alguma coisa muito mais sustentável que a capa tradicional de plástico e tivemos a ideia de uma embalagem de papelão multifuncional 100% reciclável, inspirados na linguagem visual e na funcionalidade das embalagens de transporte”, afirmou o diretor de criação da Nexus, Beccy McCray.
case-2.jpg
Além de case para DVD, a embalagem pode ser usada também como envelope
Além de poder ser reciclado, o case não é tão agressivo quanto o semelhante de plástico, que utiliza matérias-primas como o petróleo na sua composição. Além disso, esse material pode levar mais de um século para se decompor, enquanto que a decomposição do papel leva apenas alguns meses.
Apesar das vantagens ambientais, o produto não é tão resistente quanto o feito com plástico, não sendo a melhor opção para quem pretende guardar o DVD por muito tempo. Ainda assim, é uma boa opção para materiais de divulgação ou para os colecionadores mais cuidadosos.

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/embalagem-de-dvd-substitui-o-plastico-pelo-papelao

Nenhum comentário:

Postar um comentário