terça-feira, 30 de novembro de 2010

Solio: o prático carregador solar portátil


O Solio é um aparelho portátil que se utiliza da luz solar para carregar celulares, Ipods, MP3, Palm Tops, GPS, câmeras fotográficas, etc. O apetrecho de apenas 158g tem o objetivo de preservar e reduzir os custos da energia utilizada mundialmente por esses utensílios nas tomadas das casas. Além de coletar energia solar, a empresa que fabrica o produto, a Better Energy Systems, planta árvores em florestas para compensar o dióxido de carbono produzido com a sua fabricação.

A energia do sol transformada em eletricidade através das suas células fotovoltaicas é fácil de ser recolhida e pode ser feita em qualquer lugar, um processo rápido, insonoro e limpo que depende apenas do sol. Além da energia usada para carregar os aparelhos ter a mesma capacidade que uma tomada comum, o Solio possui uma bateria interna potente que pode armazenar energia por até um ano. Quando está totalmente carregado, tem energia o suficiente para carregar um celular comum ou um iPod Nano por pelo menos duas vezes.

O carregador chamou a atenção de empresas como a Vodafone e a marca de surf Quicksilver, que o adotaram e, inclusive, já foram oferecidas versões personalizadas com uma edição especial para os fãs da banda Coldplay, com gráficos de um álbum da banda. Até mesmo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi presenteado com um exemplar do aparelho.

Desenhado para ter uma longa vida útil, o compacto avanço tecnológico totalmente reciclável não destrói a natureza, e, sim, a ajuda na sua preservação e é ideal para viagens. Ele é vendido em vários países e, no Brasil, está disponível em lojas virtuais.

Energia Solar

As vantagens desse tipo de energia são que a fonte de energia é ilimitada, renovável e limpa, já que não polui o meio ambiente. Por outro lado, as desvantagens são os altos custos das placas com células fotovoltaicas e o problema de que o sistema solar elétrico só funcionaria em dias de sol. Durante à noite ou dias nublados, o sistera ficaria parado.


Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/carregador-de-luz-solar


2 comentários:

  1. Não sabia que já existia carregador solar...adorei!
    Danca Arabe Grupo Nasser, Brasil, Sao Paulo - SP

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da ideia,a "gente" sempre dando um jeito para economizar.
    Solucao Como Recuperar Dinheiro de Consorcio Cancelado, Sao Paulo - SP

    ResponderExcluir