domingo, 28 de novembro de 2010

Estudante cria conceito de carro do futuro

O futuro parece mesmo pertencer aos carros compactos, inteligentes e sustentáveis. Prova disso é esse conceito apresentado pelo estudante de design canadense, Alexei Mikhailov. O VW Pholeum une a tecnologia de combustíveis limpos, um design arrojado e tamanho e funcionalidades adaptadas para as cidades.

Segundo o dono do projeto, a inspiração para o conceito surgiu a partir da ideia de cidades vistas como sistemas vivos, e as pessoas como os nutrientes capazes de mover esse sistema. Os carros, por sua vez, seriam os tecidos capazes de transportar esses nutrientes aos locais onde fossem necessários.


Apesar de a teoria ser bem subjetiva, o carro traz propostas bastante reais para um futuro de mobilidade cada vez mais individual e inteligente. Para começar, o veículo é capaz de acomodar apenas um passageiro, o que torna seu espaço bastante reduzido – ideal para a falta de espaço nas grandes cidades.


As rodas externas, além de criar um visual futurista, ajudam a evitar solavancos e permitem um giro de 360º – uma ajuda para as pessoas que sofrem com manobras e balizas. Os pneus ainda são feitos de borracha biodegradável, totalmente reciclável e reaproveitável.



O interior do carro possui um visual minimalista e os botões de controle, como os de combustível e freios, estão localizados perto do volante – uma simulação de um joystick, ferramenta comum para a geração que irá dirigir esse modelo de carro.
A parte mais interessante do conceito, porém, é a sua tecnologia. O painel de plástico utilizado na carroceria do carro permitirá que, em caso de colisão, o material retorne à sua forma original depois de amassar. Bastará aquecer o local da mossa ou do aranhão para que o plástico retorne ao seu formato original. Esse mesmo material poderá ainda ser reciclado ou remodelado, caso o dano seja irreversível. Já o chassi do veículo será feito com ligas de alumínio em forma de favos de mel, o que garante em um menor peso e maior resistência.
A tecnologia utilizada no carro transformará células de hidrogênio em combustível capaz de alimentar os motores elétricos presentes em cada uma das rodas. Os quatro motores individuais permitirão maior autonomia de energia e servirão como geradores de eletricidade a partir das frenagens realizadas pelo motorista.
Achou muito? Para o criador da proposta, essas características tornam o conceito um modelo ideal de carro para o futuro. “Estas tecnologias como um todo e suas aplicações hipotéticas ajudam a tornar esse conceito um modelo ambientalmente sustentável e serve como uma base para uma solução global no mundo automotivo”, conclui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário