quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Projeto de reciclagem institui “moeda verde” e arrecada 40 mil garrafas PET

 em uberl�dia (mg), garrafas pet s� trocadas por reciclacards, que podem ser trocados por utens�ios
Em Uberlândia (MG), garrafas PET podem ser trocadas pelos "reciclacards" - usados para comprar utensílios recicláveis/Foto: André Felipe
O conceito de sustentabilidade conhecido como green is green (verde é verde) ganhou fama mundialmente por meio de Jeffrey Immelt, CEO da General Eletric. Em um aspecto macro, o executivo propõe às empresas que invistam em práticas ecologicamente corretas – segundo ele, mais associadas aos lucros financeiros do que se possa imaginar. Mas um projeto implantado na região do Triângulo Mineiro mostra que tal filosofia também tem lugar em modelos mais simples de organização. Nesse caso, as cifras não são milionárias, mas todos saem ganhando.
Sob o nome de Recicla Cerrado, o projeto desenvolvido pelo Instituto Ipê Cultural em parceria com o Duma Auto Posto, na cidade de Uberlândia (MG), já conseguiu arrecadar cerca de 40 mil garrafas PET em apenas dois meses de lançado. No local onde são comercializados combustíveis, também foram recolhidos materiais possíveis de serem reutilizados, a exemplo do papel, metal e vidro. Mas o diferencial da iniciativa é uma “moeda verde” que atende pelo nome de “reciclacard”.
“Cada garrafa PET equivale a um reciclacard. De acordo com a quantidade de pontos contabilizados, as pessoas podem trocá-los por vários produtos, como abajures, pufes, mandalas, vassouras, bolsas, dentre outros, tendo como matéria-prima o plástico da garrafa reciclado”, explicou Antônio Pedro, diretor do Instituto Ipê. Segundo ele, 500 garrafas plásticas são arrecadadas diariamente.
 vasos de flores s� feitos com material pet como mat�ia-prima
Vasos de flores são criados a partir de material PET/Foto: Gabrielle Andrade

Artesãos
Mas de onde vem a mão-de-obra dos utensílios trocados pelos reciclacards? A resposta inclui tanto os aterros sanitários como as ruas de Uberlândia. É que há seis meses, o Instituto Ipê Cultural criou a Oficina de Reciclagem, curso com duração de sete meses e carga diária de oito horas, ministrado por Otávio Oliveira, designer da grife Viva Gaia, juntamente com a artista plástica Adriana Honório. O objetivo é capacitar os catadores de materiais recicláveis, a fim de também fazê-los artesãos.
A oficina é realizada na sede da Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos (Arca). Alguns dos aspirantes a “artistas do plástico” já deixaram de procurar lixo nas ruas e dedicam-se exclusivamente ao curso. Outros permanecem com o antigo trabalho, mas agora aprendem a desenvolver suas criatividades, além de ganharem conhecimento para, quem sabe, investir em um próprio negócio, tornando-se empreendedores. Eles ganham uma bolsa-auxílio do Instituto Ipê Cultural, para não abandonarem as aulas devido aos custos de alimentação e transporte.
Esta iniciativa conta com o apoio da prefeitura de Uberlândia, Cooperativa dos Catadores do Lixo de Uberlândia (Coru) e da Arca, e atua como extensão do Projeto Animais do Cerrado - conhecido por sua coleção de camisetas desenvolvida sob os conceitos de sustentabilidade e que tem o PET reciclado como matéria-prima.
Ponto de troca: O Duma Auto Posto fica na Rua Tupaciguara, na esquina com a Cesário Alvim, nº 600. Aparecida, Uberlândia (MG).

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/projeto-de-reciclagem-institui-201cmoeda-verde201d

Nenhum comentário:

Postar um comentário