quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Designers criam cozinha auto-sustentável

cozinha-1.jpg
A água que escorre da louça rega as hortaliças e temperos que estão localizados bem abaixo do escorredor. As sobras dos vegetais, por sua vez, acabam na composteira que fica acoplada à pia. O composto, depois de pronto, serve como adubo para as plantas, iniciando o ciclo novamente. Essa é apenas uma etapa dessa cozinha totalmente interligada e sustentável.
Desenvolvido pelo estúdio americano Gorm, a Flow2 possui mecanismo conectados que evitam o desperdício e o gasto de energia e reutilizam seus próprios resíduos como matérias-primas para seu funcionamento.
Os criadores a chamam de “cozinha viva” e não é para menos. Na Flow, natureza e tecnologia estão integradas de forma simbiótica, já que um processo se conecta a outro em um ciclo natural, utilizando de forma eficiente energia, resíduos, água e outros recursos naturais.
cozinha-5.jpg
Mais do que apenas um espaço para preparar comida, a cozinha é uma representação prática dos ciclos da natureza – a comida cresce, é armazenada, consumida, compostada e transformada novamente em alimento.
As partes da cozinha podem ser utilizadas separadamente, mas se tornam mais eficientes se forem usadas dentro de um grande sistema. Funciona da seguinte forma: um escorredor é posicionado no alto para que, além de economizar espaço, a água da louça caia nas plantas, hortaliças e temperos plantados em vasos posicionados bem abaixo.
No balcão, uma mini-geladeira resfriada a partir da evaporação da água mantém alimentos, como verduras, ovos, queijo e manteiga (que não precisam de temperaturas muito baixas), conservados. Ele funciona graças a seu sistema de paredes duplas, cheias de água – o processo de evaporação diminui naturalmente a temperatura dentro do compartimento e reduz a necessidade de uma geladeira muito grande.
cozinha-3.jpgOs compartimentos são feitos de argila, o que ajuda na conservação dos alimentos graças à sua porosidade. Com isso, cebolas, alhos, grãos, ervas e outros alimentos são conservados por mais tempo, reduzindo o consumo e a perda desses alimentos. As tampas ainda podem servir como apoio para corte ou bandeja.
Outro destaque da cozinha é o seu sistema de reaproveitamento do lixo orgânico. Segundo os criadores do Flow2, 40% do lixo doméstico pode ser compostado, por isso, eles instalaram uma composteira integrada à pia.
Dessa forma, após preparar as refeições, o usuário pode jogar toda a sobra orgânica na abertura da bancada. O resíduo vai cair na composteira e, quando estiver pronto (em cerca de suas semanas), poderá ser utilizado para nutrir as plantas de baixo do escorredor. Outros materiais orgânicos, como jornais e papel, também podem ir para o compartimento.
cozinha-7.jpg
O gaveteiro também permite que copos, pratos, talheres e demais utensílios domésticos sejam armazenados sem gastar muito espaço nem consumir muita matéria-prima. Para agradar as cozinheiras de plantão, o suporte do fogão tem o formato de flores e sua área ampla facilita o manuseio de panelas e afins.
A cozinha ainda é um protótipo e está em exposição até o dia 31 de outubro no Museu de Artesanato Contemporâneo, em Oregon, nos Estados Unidos. Ela faz parte da exibição Call and Response e seus criadores não informaram se ela será comercializada.

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/designers-criam-cozinha-auto-sustentavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário