terça-feira, 23 de novembro de 2010

Designer cria embalagem sustentável para Mc Lanches

mcpackaging.JPG
As embalagens são feitas com papel reciclado e biodegradável/Fotos: Divulgação
Sabe aquelas embalagens que são usadas para transportar nossos lanches nas lojas de fast food? Pois bem, saiba que essas sacolas e caixinhas são fontes de grandes acúmulos de lixo e de extração de matéria prima para sua fabricação. Mas a criação do designer Andrew Millar pode acabar (ou amenizar) esses problemas. A idéia consiste em produzir embalagens biodegradáveis feitas com papel reciclado.
Para criar o design dessa embalagem, Millar teve que frequentar os restaurantes da rede McDonald's observando e tomando notas da relação entre os consumidores e as embalagens dos lanches. Durante esse processo, o jovem design notou que os compradores costumavam rasgar e jogar as sacolas no lixo. Então decidiu criar uma embalagem diferente das tradicionais. Essa possui divisórias que mantêm os itens separados no seu interior e é toda produzida em papel reciclado e biodegradável.
mcpackaging3.JPG
Elas ainda possuem divisórias que mantêm o lanche separado.
E a preocupação não é à toa. Em todo o mundo são consumidos anualmente mais de 2 bilhões de hambúrgueres, cada um deles embalado em recipientes de papel revestidos de plástico. Essas embalagens acabam no lixo em menos de cinco minutos de uso, o que significa lixo, muito lixo.
Estudos recentes mostram que apenas 30% das embalagens da rede mundial de fast food são fabricadas com material reciclado. Isso colabora com a emissão anual de 2 milhões de toneladas de CO2 da qual a empresa é responsável.
“Todos nós devemos ser responsáveis pelo lixo que produzimos, encorajando os bons hábitos ao invés de os impor”, defende o designer em seu site. Para ele, a chave para a sustentabilidade é prestar atenção na cadeia produtiva e eliminar os aspectos geradores de resíduos.
mcpackaging2.JPG
“Todos nós devemos ser responsáveis pelo lixo que produzimos", afirma o criador da embalagem.
“Nós precisamos defender a redução e a reutilização no lugar da reciclagem”, afirma. Millar diz ainda não ter apresentado o projeto à companhia. Mas se depender do discurso sustentável da McDonald's e das boas intenções do design, a embalagem tem tudo para fazer sucesso.

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/design-cria-embalagem-sustentavel-para-mc-lanches

Nenhum comentário:

Postar um comentário