terça-feira, 23 de novembro de 2010

Lâmpada inteligente substitui apenas a parte queimada

smart-lite.jpg
A lâmpada é facilmente destacada e a parte queimada é substituída/Fotos: Divulgação
O que você faz quando sua lâmpada queima? Certamente você a joga no lixo e, caso tenha visto nossa matéria sobre Descontaminação de lâmpadas florescentes, você a encaminha para reciclagem. Mas em todo o caso a lâmpada é inteiramente descartada, quando apenas o seu bulbo está queimado. Pensado em resolver esse problema, dois pesquisadores tiveram uma idéia simples e eficaz: produzir uma lâmpada fluorescente destacável, assim, caso ela queime, você troca a parte queimada e mantêm o lastro.
smart-lite2.jpgParece muito simples? Mas é. O bulbo de uma lâmpada fluorescente tem uma vida útil de 10 mil horas enquanto seu lastro pode funcionar perfeitamente durante 50 mil horas. Isso significa que nós jogamos fora cinco lastros em perfeitas condições de uso a cada troca de lâmpada. Já pensou quanto lixo e matéria-prima isso representa?
O Smart Lite tenta resolver esse problema. Ele é composto por duas partes separadas e que são facilmente encaixadas. Quando a lâmpada queimar, basta girar e destacar a parte que não serve mais e substituí-la por um bulbo novinho em folha, mantendo o lastro original.
Apesar da ótima iniciativa, o produto utiliza um pouco mais de matéria-prima na sua produção que as lâmpadas tradicionais. Mesmo assim, não deixa de ser mais uma boa idéia que une a eficiência e a responsabilidade ambiental em um mesmo produto.


Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/lampada-inteligente-substitui-apenas-a-parte

2 comentários: