domingo, 21 de novembro de 2010

Edifício sustentável é destaque em Cingapura

Um novo super empreendimento está movimentando a cidade de Cingapura. É o EDITT (Ecological Design In The Tropics) Tower, que será construído com recursos sustentáveis inovadores e já está sendo considerado modelo de design ecológico. Desenvolvido pela TR Hamzah & Yeang e financiado pela Universidade Nacional de Cingapura, o prédio terá 26 andares e será em grande parte auto-sustentável, melhorando não só a qualidade de vida dos moradores, mas também de toda a região.

O edifício terá painéis fotovoltaicos, sistema de ventilação natural e de biogás - gerado por plantas localizadas em uma área isolada, que cobre metade da sua superfície. O “aranha-céu verde” foi projetado com o objetivo de melhorar a biodiversidade do local e reabilitar o ecossistema da cidade, que é considerada um exemplo na área da sustentabilidade.
E é justamente por essa vasta vegetação que o EDITT chama tanta atenção. Além de deixar o desenho arquitetônico mais atrativo, ela permite uma ventilação natural e reduzirá a necessidade do uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado. Essa técnica é conhecido como Green Roofs, ou telhados verdes, que permite a manutenção da temperatura ambiente e ajuda a controlar os níveis de poluição do local.


Localizado em uma cidade conhecida pelos aguaceiros, o EDITT Tower terá um sistema de coleta que irá captar a água das chuvas e integrá-la ao sistema de abastecimento. Assim, a água será utilizada para irrigar as plantas e também nos banheiros, gerando uma auto-suficiência de 55%.
Os 855m2 de painéis fotovoltaicos serão responsáveis por quase 40% das necessidades elétricas do prédio e os planos ainda incluem um sistema que converte o esgoto em biogás e fertilizante. Por fim, o prédio será construído utilizando materiais reciclados e dispondo de um sistema de reciclagem em cada andar.

O edifício ainda terá rampas de acesso que conectarão a rua ao andares superiores. Lá será possível encontrar lojas, restaurantes e áreas verdes. O empreendimento também foi projetado pensando no futuro e em possíveis adaptações. As paredes e até andares inteiros poderão ser removidos ou modificados, agradando a todos os gostos.
Mais um bom exemplo de empreendimento conectado com o futuro, sem abrir mão da preservação do planeta.


Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/edificio-sustentavel-e-destaque-em-cingapura

4 comentários:

  1. muito show este edificio... espero que tenham bastantes no estilo na cidade de São Paulo nos próximos anos

    ResponderExcluir
  2. achei uma coisa meio loca demais... gostei da ideia mas ele é completamente desproporcional, eu tenho a impressão q nao existe nenhum equilíbrio, mas acho q essa é a intenção...
    apesar disso é uma ótima alternativa pra manter contato com a natureza

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana.
    Estamos trabalhando num condomínio horizontal com conceitos de sustentabilidade. Seria possível uma publicação neste blog?
    Obrigada.

    ResponderExcluir