terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Competição premia embalagens "green"

A Pentawards é uma competição dedicada exclusivamente ao design de embalagens do mundo inteiro. O prêmio seleciona as embalagens com base na criatividade, branding e qualidade do design de embalagem para o ano.

Entre os vencedores eles fizeram uma seleção de embalagens que se destacam por sua criatividade, mas também por suas notável abordagem ecológica e social .

Vejam algumas das embalagens selecionadas:


Deep Origin

A água Deep Origin tem uma garrafa de vidro cristalino e durável em forma de gota de lágrima. O material foi escolhido para que fosse possível reutilizar a garrafa muitas vezes.

Na própria garrafa, em alto relevo, está o logo da Deep Water refletindo a simplicidade da marca e qualidade do produto. Com o uso contínuo da garrafa, o atrito risca o local onde está impresso a marca do produto ficando consequentemente mais legível.

O rótulo principal da garrafa fica permanentemente impresso, reduzindo o desperdício.

O pequeno colarinho à base de celulose é biodegradáveis e o adesivo é solúvel em água e impresso com tintas à base de vegetais.


Milk from the Forest

A Amita, preocupada com o futuro das florestas no Japão teve a ideia de criar suas vacas no meio da floresta para a produção de leite. Lá elas encontram comida e proporcionam um leite de uma qualidade muito boa.

O designer Shigeki Kunimatsu entendeu que as embalagens deste leite da floresta não deve ser apenas o símbolo ecológico da Amita, mas também um meio de promoção para este projeto social.

O nome e os gráficos são simples e fácil de identificar. As formas suaves e arredondadas da garrafa anunciam um leite saudável e natural enquanto um pequeno folheto explica os detalhes do projeto para os consumidores.



Backyard Farms

Backyard Farms foi fundada com o princípio de que todos devem ser capazes de desfrutar de produtos frescos, saudáveis, produzidos localmente e entregues às lojas um dia após a colheita.

Para desenvolver a embalagem eles consideraram o uso de material reciclado de pós-consumo, proteção do produto, e um design que permita o consumidor a ver, tocar e cheirar o produto fresco.


Kjaer Weis



Kjaer Weis é uma nova marca de cosméticos com 95% de produtos naturais ou orgânicos, sem parabenos, petroquímicos emulsionantes, corantes sintéticos ou perfumes. Os produtos são certificados pela CCPB, um organismo de certificação italiano. A marca tem o objetivo de combinar este respeito para o ambiente com um design luxuoso e contemporâneo.

Para isso eles desenvolveram uma série de embalagens recarregáveis compactas de maquiagem para os olhos, lábios e maçãs do rosto desenhado por Marc Atlan e pelo famoso maquiador Kirsten Kjaer Weis da Dinamarca.

As embalagens são feitas de Zamak, uma liga de zinco e alumínio, que ostenta um logotipo esmaltado branco da KW em uma caixa laqueada em vermelho com uma textura granulada, como uma caixa de jóias.


Bobble

Bobble é uma garrafa de água com filtro desenvolvida para a vida em movimento. Ela é produzida com PET reciclado aprovado pela FDA, é livre de BPA, ftalatos e PVC e é 100% reciclável.
Um único filtro da Bobble equivale a pelo menos 300 garrafas de água filtrada, cerca de 150 litros, ou cerca de 2 meses de uso diário.


PakMat Aero

O PakMat Aero é um produto para acampamento ideal para pessoas que gostam de dormir confortavelmente ao ar livre. Não há necessidade de transportar uma bomba separada ou depender de uma fonte de energia elétrica ele usa uma bomba de mão com energia humana para inflar a cama.

O design da bomba de ar é feito de plástico moldado por sopro fornece um recipiente fechado que também serve para abrigar o PackMat protegendo durante o transporte e armazenamento. Com isso eles reduzem a necessidade de materiais de embalagem adicional.

O design da embalagem reforça o posicionamento da marca através da forma, cor e gráficos. Tons terra promovem o uso positivo ecológicos deste produto e a embalagem reutilizável.


Fonte:

http://www.pentawards.org/

http://embalagemsustentavel.com.br/2010/11/18/pentawards-green/

Nenhum comentário:

Postar um comentário