terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Brasileiro participa de livro de design sobre produtos sustentáveis


Foi lançado recentemente o livro da editora Taschen “Product Design in the Sustainable Era”.

Ele mostra produtos sustentáveis ao redor do mundo (brasileiros inclusive). A curadoria do livro foi feito pelo designer brasileiro por Dalcacio Reis.

O livro reúne mais de 180 desses projetos inovadores e premiados em mais de 20 países, lançada por escritórios de design e empresas líderes mundiais, incluindo a IDEO, IBM e New Deal Design. Entre projetos apresentados, há muitos conceitos e protótipos, mas também muita coisa já existente no mercado ou pronta para entrar. Os produtos selecionados são focados na otimização de recursos (energia, água e matérias primas) e também na mudança de comportamento e em pilares sociais.

Vejam 2 exemplos de embalagens apresentadas no livro abaixo.



Sobre o autor:
Dalcacio Reis nasceu no Brasil e trabalhou como designer de produto no Rio de Janeiro antes de se juntar a Ana Couto Branding & Design. Depois de gerir vários projectos na América Latina, Reis fez um MBA em Negócios Sustentáveis, a fim de desenvolver projetos para uma nova era de desenvolvimento de produtos e comportamento do consumidor.

Sobre o editor:
Julius Wiedemann nasceu no Brasil, estudou design gráfico e marketing, e foi editor de arte para revistas digitais e design em Tóquio. Escreve para mídas vários veículos como Illustration Now!, Advertising Now, Logo Design, and Brand Identity Now!

Vejam a entrevista com Dalcacio na Revista abcDesign:
http://abcdesign.com.br/design-de-produto/entrevista-dalcacio-reis/

Alguns outros exemplos encontrados no livro:

Biologic Recharger – Carregado de aparelhos eletrônicos para ser acoplado em bicicletas. Design da Miniwiz.


Sun station – Julen Aguirre-Bielschowiski criou este poste de iluminação pública que usa energia solar. Simples e muito eficiente. Porque não estão na maioria das cidades?


Compost All – Sistema de compostagem residencial que separa o resíduo orgânico da água.


Riti Printer – Conceito de impressora da Samsung que usa a borra de café como tinta.


Aquadut – Bicicleta conceito da IDEO para armazenagem e filtragem de água para países em desenvolvimento.


Dreamball – o Umpluged Design Studio reutilizou sobras de embalagem para criar este brinquedo acessível para crianças desprivilegiadas, que normalmente usam a imaginação para criar os seus brinquedos.


Fonte:
http://www.taschen.com/

http://embalagemsustentavel.com.br/2010/10/22/product-design-in-the-sustainable-era/

Nenhum comentário:

Postar um comentário