A mesa foi feita com lista telefônica e cola, e o tampo de vidro veio de uma Kombi velha: tudo reaproveitado/Fotos: Radar Arquitetos
Segundo seu criador, o designer e arquiteto Rodrigo Jaroseski, o projeto da mesa surgiu na faculdade, durante a disciplina de ecodesign. “Nós tínhamos que criar uma peça a partir de um objeto que iria para o lixo e que ainda servisse como uma idéia de fonte de renda extra para pessoas carentes”, informou.
Depois de coladas, as folhas abrem e fecham como um leque. Seus quatro metros de comprimento possibilitam diversos formatos para a mesa.
Segundo Rodrigo a mesa pode ser feita utilizando apenas uma lista telefônica e chega a medir 4m. E apesar da aparência frágil, ele garante que ela aguenta mais de 80 kg. “Com a colagem o papel ganha estrutura e se torna resistente, e quanto mais aberta ela estiver, mais peso ela aguentará”, diz.
O sistema de colagem alterna duas e três linhas de cola nos dois versos das folhas. Depois é só retirar a parte da encadernação e abrir.
O concurso Spring Greening DIY Design Contest foi realizado pelo site americano Inhabitat e contou com a participação de designers e criadores de todo o mundo. Segundo Rodrigo, ganhar o prêmio é uma grande oportunidade de divulgação e reconhecimento desse tipo de trabalho.
“A divulgação fez muita gente perceber que existem saídas contra o desperdício e ajudou a conscientizá-las”, afirma Jaroseski. Para ele, esse período de crise econômica tem contribuído para alertar a população contra o desperdício e chamado a atenção para a importância do bom aproveitamento dos recursos. “Nesse momento, os designers tem um papel importante de conscientizar a criar produtos com essa cara”, reforça.
Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/brasileiro-ganha-concurso-internacional-com-mesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário