domingo, 12 de dezembro de 2010

Investimento Verde


Pensando na Copa de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016, a Marriott International anunciou um super investimento verde no Brasil.
Em parceria com a Fairfield Inn 50 hotéis com princípios sustentáveis devem ser construídos no país.
Com redução no consumo de energia e design focado na redução de impacto, o primeiro hotel deve ser inaugurado já em 2011.
Além das construções adaptadas a rígidos critérios, a Marriot se comprometeu a doar dinheiro para a Amazonas Sustainable Foundation (FAS), instituição ligada à preservação da floresta amazônica.



Menos sacolas

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) anunciou, ontem, a meta de reduzir em 40% o uso de sacolas plásticas nos supermercados do país até 2015.
Até 2013, a expectativa é ter reduzido pelo menos 30%.
A iniciativa faz parte do Plano Abras de Ação Sustentável e visa promover a sustentabilidade e o consumo consciente.
O problema das sacolas plásticas faz parte de uma discussão mais ampla a respeito da própria relação entre sociedade e meio ambiente. A Abras se propõe a ser parte da solução deste problema e também ser multiplicadora do consumo consciente. Vamos fazer a nossa parte – afirmou Sussumu Honda, presidente da Abras.
Honda, porém, também destacou a necessidade de mais ação do poder público. Uma das formas de fazer isso seria criar uma lei federal única para disciplinar a utilização das sacolinhas. Outra, defende o presidente da Abras, seria criar ações efetivas para aprimorar a coleta seletiva e a reciclagem.


Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/nossomundosustentavel/page/3/?topo=13%2C1%2C1%2C%2C%2C13

Verde e de sucesso


A sustentabilidade esteve na pauta do XIV Encontro Internacional de Empreendedores que ocorreu no Rio de Janeiro agora em novembro. Promovido pelo SEBRAE, o evento chamou algumas empresas brasileiras para contarem como funcionam suas práticas sustentáveis aplicadas à realidade dos negócios. O evento reuniu representantes do Brasil, da América Latina e da África. Um dos cases de sucesso, é esse que você vê aqui no blog do Nosso Mundo. Os telhados verdes desenvolvidos pela Ecotelhado reduzem danos ambientais causados por, entre outros motivos, o aquecimento global e o crescimento da população nas grandes cidades.

Limpeza sem sabão



Há um tempo atrás, mostramos aqui no blog uma bolinha estranha, a Ecowasbal, que prometia lavar suas roupas sem sabão em pó e, consequentemente, sem poluir a água. A novidade holandesa vinha do re-nest, portal que adoramos, mas não estava a venda no Brasil.
Aqui você confere todo o post sobre ela.
Pois agora, a Greenvana, loja eco e online, trouxe um modelo parecido que é sucesso nos Estados Unidos e você já pode comprar por aqui! Quem testou e contou em detalhes o funcionamento da Eco Laundry Ball (essa na foto aqui embaixo) foi a jornalista do blog Verdinho Básico, Alice Lobo.
Confira os prós:
- Custa R$ 39,90 e dura cerca de um ano
- Não deixa resíduos nocivos na água que possam contaminar rios, mares ou lençóis freáticos
E o pessoal da Greenvana gravou um vídeo para você entender como a bolinha funciona. Aperta o play.

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/nossomundosustentavel/?topo=13,1,1,,,13

Rolo de papel higiênico reciclado vira agenda semanal


Sempre que termina um rolo de papel higiênico fico olhando para ele e imaginando alguma ideia criativa para reciclá-lo, mas confesso que ainda não me ocorreu nenhuma. Visitando o site design atento descobri uma forma de reaproveitar os rolos feitos de papelão.
O “Day Re” é um conceito do designer Kim Ji-eun, que transformou o que sobra dos rolos de papel higiênico em uma agenda semanal. A ideia é criativa, mas creio que muitas outras podem surgir para reaproveitarmos o rolinho que sempre vai para o lixo.


Fonte: http://www.criadesignblog.pop.com.br/post/2397/rolo-de-papel-higienico-reciclado-vira-agenda-semanal

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Produtos solidamentes verdes da Team 7


A Team 7 faz aniversário, e tem bons motivos para celebrar. “Verde por excelência”, a empresa se especializou na fabricação de móveis ambientalmente amigáveis, que abandona completamente o uso de produtos químicos e evita o desperdício.
A empresa foi fundada 1959 como uma pequena oficina de fabricação de objetos de madeira em Ried, na Áustria. Mas logo em 1980, deixou de usar madeira maciça e passou a construir sob a visão de uma linha de mobiliário utilizando apenas materiais naturais e dos processos que respeitassem o meio ambiente e protegesse a saúde e o bem-estar de seus empregados e clientes.
O design e o processo de fabricação se esforçam para minimizar o uso de água, energia e materiais, e inclui um plano de gestão de resíduos. Por exemplo, mais de 80% da eletricidade utilizada pela empresa vêm de fontes renováveis de energia. Os resíduos de madeira do processo de fabricação são utilizados para o aquecimento no inverno.
A Team 7 é certificada como um selo de para empresas ambientalmente responsáveis da Áustria, e com o certificado alemão Eco Certificação do Instituto Ambiental de Colônia. Enfim, parabéns para a Team 7, alguém discorda que eles merecem?

Fonte: http://www.criadesignblog.pop.com.br/post/515/produtos-solidamentes-verdes-da-team-7

The Laundry POD da RKS Design

Maquina de Lavar da RKS
A Lavadora POD da RKS, foi criada com uma idéia de sustentabilidade e praticidade, visando a redução do consumo de energia e tornando a lavagem a mão muito mais fácil.
Ela é pequena e cabe embaixo da pia da cozinha ou do banheiro, e apesar de parecer ideal apenas para roupas delicadas, ela faz bem o trabalho com outros tipos de roupas.
O funcionamento segue o mesmo modelo de lavagem de uma maquina de lavar comum, basta colocar as roupas sujas, adicionar água e sabão, fechar e bombear a alavanca com as mãos fazendo com que ela rode e lave as roupas, depois é só escoar a água suja, colocar outra limpa para enxaguar e bombear novamente, por ultimo escoe a água de enxágüe e bombeie mais uma vez sem água alguma para que a Laundry Pod faça as vezes de uma centrífuga.

Fonte: http://www.criadesignblog.pop.com.br/post/455/the-laundry-pod-da-rks-design

Salão de beleza com design sustentável




Até os salões de beleza estão se preocupando com sustentabilidade! A Ecoysystems, é uma empresa conhecida pelas suas iniciativas eco-friendly. Agora eles criaram um espaço sustentável para o salão de beleza ION Salon, que fica em Nova York, no bairro do Soho.
Utilizando materiais como madeira certificada, lâmpadas de LED e CFL, acabamentos atóxicos e eco-móveis, eles conseguiram um resultado incrível.

Fonte: http://www.criadesignblog.pop.com.br/post/438/salao-de-beleza-com-design-sustentavel

Gadgets Verdes

É cada vez maior a quantidade de gadgets que procuram aliar avanços tecnológicos com a preservação do meio ambiente.

Confira as últimas novidades em bugigangas e idéias ecologicamente corretas


{txtalt}

UNIVERSAL SOLAR CHARGER
Um carregador movido a energia solar, compatível com grande parte dos aparelhos existentes, sejam USB ou tomada, iPod, celular. Funciona com qualquer voltagem e pesa 240 gramas. usb.brando.com.hk


{txtalt}

CARBON HERO
Este ainda não chegou às ruas. Idealizado pelo inglês Andreas Zachariah, o gadget inicialmente identifica, pela velocidade, distância e padrão do seu deslocamento e o veículo que você está utilizando. Em seguida, calcula a sua emissão de carbono e manda para o software, em seu PC ou telefone, que, por fim, te diz como neutralizar a sua dívida ambiental com o planeta.


{txtalt}

TIRE DA TOMADA!
A Nokia é a primeira empresa de celular a emitir um alerta encorajando as pessoas a tirar o carregador da tomada após carregar o telefone. Esse simples ato economiza energia suficiente para abastecer 85 mil residências por ano. O equivalente a dois terços da energia usada pelo celular é desperdiçado quando o carregador continua na tomada mesmo sem o telefone plugado. A Nokia é considerada pelo Greenpeace a líder em preocupação ecológica entre as maiores empresas de celular e informática do mundo.

{txtalt}

BLACKLE (OU GOOGLE PRETO)
O blog ecoiron (ecoiron.blogspot.com) sugeriu uma mudança interessante no Google, o site mais acessado do mundo. Se a cor primária fosse preta, em vez de branca, o planeta economizaria 3 mil MWh por ano - o suficiente para abastecer uma cidade de 100 mil habitantes durante um mês.


{txtalt}

WATER POWERED ALARM CLOCK
Este relógio é movido a água. É só colocar o líquido no compartimento e ele começa a funcionar dentro de 3 minutos. Se o display ficar fraco, basta adicionar mais água. ecotopia.co.uk

{txtalt}

ISAVE
Sabia que cada descarga que você dá gasta 16 litros de água? E que um banho de 5 minutos consome 100 litros? E que a água tem se tornado o bem natural mais precioso do planeta? Por tudo isso, o iSave pretende reduzir em 20% seu consumo de água. A invenção do chinês Reamon Yu faz algo bem mais importante do que diminuir o fluxo da sua torneira: conscientiza o usuário. Uma tela LED, acoplada a torneiras e chuveiros, mostra digitalmente o total de água que você está consumindo no momento. Se os números estão azuis, tudo bem. Números vermelhos indicam que você passou do limite. Funciona com um dispositivo movido pela própria água e deve ser lançado em meados do ano que vem.


{txtalt}

SOLAR HOUSE NUMBER DISPLAY & MAILBOX
Você quer dar uma festinha à noite em sua casa, mas está escuro e nenhum convidado vai enxergar o número? Seus problemas acabaram! Esta invenção da Napastyle acumula energia solar durante o dia e funciona por até dez horas sem luz. Serve, também, como caixa de correio iluminada (por enquanto, apenas para Estados Unidos e Canadá). napastyle.com

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Sukwon Park & Sungwoo Park e uma lixeira compactadora de papel



Armstrong Bin Compression
Sabe aquele momento não muito elegante, quando você se sente obrigado a enfiar o pé dentro da lixeira para compactar, digamos assim, aquele monte de papel acumulado? A idéia da dupla de designers Sukwon Park & Sungwoo Park é uma lixeira é justamente facilitar e tornar esse ato que faz parte de todo e qualquer ambiente de trabalho, algo realmente funcional.
A Armstrong Bin Compression, é uma lixeira muito curiosa. Além de desempenhar com brilho a sua função, se comprime como uma sanfona, compactando todo o lixo, com um simples “pisão”.
Graças a esse sistema, podemos facilmente fazer espaço para mais um dia sem perder tempo esvaziando a lixeira. Louvável iniciativa ( também é ecológica) e, por que não, muito divertida. Vocês não acham?


Fonte: http://www.criadesignblog.pop.com.br/post/743/sukwon-park-sungwoo-park-e-uma-lixeira-compactadora-de-papel

A cadeira de balanço que gera energia elétrica



Murakami Chair
Uma idéia realmente engenhosa aquela do americano Rochus Jacob, uma idéia que parte de uma reflexão sobre a energia cinética que o nosso corpo libera todos os dias, até mesmo nos movimentos mais comuns e aparentemente inúteis, como aquele de se balançar em uma cadeira.
Murakami Chair é uma cadeira de balanço capaz de armazenar a energia do movimento produzido durante o dia por quem a sua, e depois, reutilizar a mesma para acender a lâmpada OLED que faz parte da estrutura. Este projeto venceu o concurso Green Life, realizado no último verão do heminsfério norte pelo site Designboom.


Fonte: http://www.criadesignblog.pop.com.br/post/1210/a-cadeira-de-balanco-que-gera-energia-eletrica

Caneca de café feita de biscoito



Caneca Cookie
Primeiro, você bebe o café, depois, come a caneca! O designer venezuelano Luis Enrique Sardi criou esta caneca comestível, chamada de “Cookie”, para a empresa de café italiana Lavazza.
“A caneca é feita de massa de biscoito, revestida de uma cobertura especial de açúcar que funciona como isolante, e torna a caneca à prova d´água, permitindo que a pessoa beba o café”.



Fonte: http://www.criadesignblog.pop.com.br/post/1217/caneca-de-cafe-feita-de-biscoito

Pneus usados viram playgrounds e móveis



Pneus usados reciclados e viram playgrounds e móveis
Os pneus são uma das grandes ameaças ao meioambiente, tanto sua borracha é prejudicial à natureza como seu formato propicia o acúmulo de água, sendo um criadouro do mosquito da dengue.
Os projetos de reciclagem com pneus usados são do estúdio de design israelita Plastic Plus. Destaque para playground comunitário construído pela comunidade. Que belo exemplo de eco design, não?
Via: Ecoblogs
Pneus usados reciclados e viram playgrounds e móveisPneus usados reciclados e viram playgrounds e móveis

Fonte: http://www.criadesignblog.pop.com.br/post/1237/pneus-usados-viram-playgrounds-e-moveis

Saco higiênico biodegradável



PeePoo Bag
A cada ano, milhões de crianças morrem por falta de condições mínimas de higiene, devido à falta de saneamento nos países em desenvolvimento.
Dái a boa idéia da criação do saco Peepoo, feito de material biodegradável, e, naturalmente, de uso único, descartável. O saco é feito com uma tecnologia que desinfecta os dejetos. Isso impede que contaminem a água e a comunidade, e podem servir de adubo para o solo.
Apesar de ser só um paliativo, é uma idéia útil e criativa para driblar um grande problema e evitar muitas mortes.

PeePoo Bag


http://www.criadesignblog.pop.com.br/post/1319/saco-higienico-biodegradavel

Embalagem que se dissolve em água



Sacola biodegradavel
A Harmless-Dissolve, da empresa Cyberpac, é uma embalagem plástica biodegradável, que pode ser dissolvida em água quente ou colocada junto à compostagem, como qualquer produto biológico.
Entre outras coisas, o material é usado para embalar iscas de peixe, já que ela dissolve na água, liberando a isca.
É feita de um substrato biodegradável cinco vezes mais forte que o polietileno normal. Esse polímero degrada completamente no meio ambiente: microorganismos, como fungos, podem utilizá-lo como comida. “Insetos o adoram”, explica o site.
A embalagem não deixa resíduos tóxicos. Ao final do processo, se transforma em dióxido de carbono, água e biomassa.
Fonte: CR
Embalagem biodegradável
Embalagem biodegradávelEmbalagem biodegradávelEmbalagem biodegradávelEmbalagem biodegradável

Fonnte: http://www.criadesignblog.pop.com.br/post/1387/embalagem-que-se-dissolve-em-agua

Erdhaus: Casas ecológicas integradas à Terra


Erdhaus
Parecem de outro mundo, mas essas casinhas existem e são funcionais. As Erdhaus (algo como “Casas de Terra”, em alemão), são um conceito de moradia sustentável cujo design considera todos os itens necessários a morar bem – desde o aquecimento até proteção contra terremotos. São feitas pelo escritório suíço Vetsch Architektur, e já existem várias unidades feitas no País.
Tetos e paredes cobertas de solo e grama formam um conjunto que “abraça” a residência, conservando o calor e economizando energia gasta com resfriamento.
Algumas dessas casas são construídas juntas, formando um tipo de subúrbio ecológico, uma comunidade cujas casas compartilham às vezes uma mesma parede, economizando material de construção.
Integradas à natureza, usando energias renováveis e, na minha opinião, muito bonitas, essas casinhas têm tudo para dar certo.
Fonte: dornob
Fotos: Vetsch Architektur
Erdhaus: casas ecológicas
Erdhaus: casas ecológicasErdhaus: casas ecológicasErdhaus: casas ecológicasErdhaus: casas ecológicas

Fonte: http://www.criadesignblog.pop.com.br/post/1417/erdhaus-casas-ecologicas-integradas-a-terra

A mamadeira ecológica de Karim Rashid



Iiamo Go di Karim Rashid
A mente criativa de Karim Rashid chega ao mundo infantil. O design projetou uma mamadeira, um objeto inédito para o portfolio do designer canadense: talvez seja a recente paternidade do designer a trazer a inspiração…
Deixando de lado a vida pessoal de Rashid, nos resta admirar a “Iiamo Go“, uma mamadeira capaz de esquentar o leite sozinha, até atingir a temperatura do corpo humano e sem a ajuda da energia elétrica. E como? Tudo mérito da cápsula externa com uma solução de água e sal. O sal para se reidratar gera calor em quantidade necessária para aquecer o leite.
Um produto ecológico, que coloca em sintonia as exigências da criança e a mobilidade dos pais, finalmente livres das tomadas e baterias. Pena que a capsula é descartável. Não seria melhor que fosse reutilizável?
Via | Dezeen
Iiamo Go di Karim RashidIiamo Go di Karim RashidIiamo Go di Karim Rashid

Fonte: http://www.criadesignblog.pop.com.br/post/1556/a-mamadeira-ecologica-de-karim-rashid

Leaf Tie: acessório para amarrar fios com um toque verde

Leaf Tie: decoracao para fios




Criação da LufDesign, o “Leaf tie” é um acessório plástico que traz mais vida ao dia-a-dia, amarrando cabos e fios, ou decorando outros objetos, como bicicletas e lâmpadas.
Os cabos artificiais que estão por todo o lado podem criar um ambiente frio, sombrio. As folhinhas servem para dar um toque de natureza, ainda que sejam de plástico.
Além de criativo, o produto também é bem intencionado: os lucros gerados por ele são usados para beneficiar causas pró meio-ambiente.
Via UpdateOrDie
Leaf Tie
Leaf TieLeaf TieLeaf TieLeaf TieLeaf TieLeaf TieLeaf TieLeaf Tie
Fonte: http://www.criadesignblog.pop.com.br/post/2052/leaf-tie-acessorio-para-amarrar-fios-com-um-toque-verde

"Ekokook", a cozinha que recicla água e resíduos de alimentos

Ekokook by Faltazi
A Ekokook, como revela a própria tradução (não literal), é uma “cozinha ecológica”. Projetada pelo estúdio Faltazi (Laurent Lebot, Victor Massip e equipe) é uma forma inusitada e muito criativa de reciclar a água e os resíduos alimentares.
Veja aqui muitas outras imagens, inclusive sobre o funcionamento detalhado da cozinha do futuro (?). Assista abaixo, um vídeo de como foi executado o projeto, da concepção à conclusão, além de seu funcionamento em detalhes.

Ekokook by Faltazi
 


 http://www.criadesignblog.pop.com.br/post/1655/ekokook-a-cozinha-que-recicla-agua-e-residuos-de-alimentos

Furnibloom, a primavera dentro dos móveis




O arquiteto paisagista Dagný Bjarnadóttir idealizou alguns móveis muito interessantes. A linha chama-se Furnibloom e tem a função de trazer a primavera para dentro de casa em qualquer estação.
Se trata de mesa e cadeiras em plexiglass (uma variação de poli-carbonato) que abrigam pequenas plantas e flores no seus interiores, perfeitos para o ambiente interno e externo.
Criados em 2007, os móveis da linha Furnibloom finalmente conquistaram o panorama internacional durante o World Expo 2010 de Shanghai.
Fonte: http://www.criadesignblog.pop.com.br/post/2251/furnibloom-a-primavera-dentro-dos-moveis

"Compact" - móvel para escritório modular



"Compact", móvel para escritório modular de Pedro Gomez
Rápido e simples de montar, um exemplo concreto e eficaz de design sustentável. Trata-se do “Compact”, idealizado pelo designer português Pedro Gomez, uma estação de trabalho modular, que pode ser montada de acordo com as exigências de quem a usa e ainda, transportada para qualquer lugar: de casa para o escritório, por exemplo.
Completamente realizada em papelão, com algumas partes em polipropileno, “Compact” é dotada de um plano de trabalho (as dimensões variam de acordo de como se monta os dois elementos principais), estantes abertas e fechadas por antas e aberturas distribuídas de um modo eficaz para fazer circular o ar e deixar espaço para cabos e fios e fontes de eletrecidade. O aspecto, graças a alguns elementos decorativos e à superfícies curvas é cativante.
Compact di Pedro GomezCompact di Pedro GomezCompact di Pedro GomezCompact di Pedro Gomez

Fonte: http://www.criadesignblog.pop.com.br/post/2344/compact-movel-para-escritorio-modular-de-pedro-gomez