segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Uma (quase) grande ideia!



Antes de estranhar o formato quadradinho, que lembra uma tetra-pak, preste atenção nos detalhes desse interessante projeto elaborado pelo estudante de design Andrew Kim.

A boca foi colocada em um canto, o que facilita para quem quer tomar direto do gargalo – e a quantidade de refrigerante dentro continua a mesma.

No entanto, essas garrafas transformam a estrutura curvilínea da Coca-Cola (e da maioria dos refrigerantes) em cúbicas, permitindo um ganho de espaço em armazenamento em transporte.


Sendo 25% mais “magras” do que a garrafa comum, elas acabam sendo 27% mais eficientes – já que todo o transporte é mais fácil. Ela é 100% feita de subprodutos da cana de açúcar (nada de petróleo) e, também possui um formato "amassável" (conforme a ilustração abaixo), que facilita o transporte a armazenamento no momento da reciclagem, ocupando 66% menos espaço que as garrafas normais (ou seja, cabem mais garrafas no veículo de coleta).

Todas as medidas da nova garrafa também foram pensadas para se encaixarem nas máquinas de venda de refrigerante e geladeiras já existentes.

Contudo, apesar de aparentemente genial, o projeto do jovem designer apresenta alguns defeitos que dificultam sua viabilidade. Os comentaristas do Digg apontaram várias falhas no projeto:
  • Uma garrafa retangular usa mais plástico que uma garrafa cilíndrica para um mesmo volume;

  • Uma garrafa retangular, se tiver a mesma espessura de uma garrafa cilíndrica, ficaria "inchada" devido à pressão do líquido nas paredes da garrafa — mas ela nem aguentaria a pressão para gaseificar o refrigerante;

  • O problema do transporte não é espaço, é peso: as garrafas na parte inferior de um caminhão precisam aguentar o peso das garrafas acima dela;

  • Garrafas cilíndricas se movem com mais estabilidade no engarrafamento automático de bebidas em fábricas;

  • Para reciclagem, garrafas cilíndricas são mais convenientes por não ficarem presas nas máquinas de reciclagem;

  • E, finalmente, a garrafa da Coca-Cola faz parte da marca — "uma garrafa que uma pessoa poderia reconhecer mesmo tocando-a no escuro" — tanto que ela é patenteada.

De qualquer maneira é louvável a intenção do criador do projeto. É através do questionamento que surgem as inovações e as mudanças, e desse ponto de vista o projeto da nova embalagem tem grande valor.

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