segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Quem disse que refrigerante só serve para beber?

O designer Daizi Zheng projetou um celular que dispensa o uso de baterias de lítio: ele só precisa de um pouco de Coca Cola para funcionar.

O projeto começou com a ideia de criar um telefone ecológico para a Nokia.

Durante a pesquisa, Zheng percebeu que as baterias eram o grande vilão da sustentabilidade dos aparelhos: fontes de energia caras, que consomem muita matéria prima na sua produção e são nocivas ao meio-ambiente.

A solução encontrada foram as bio baterias – dispositivos que geram energia a partir de carboidratos (no caso, açúcar) utilizando enzimas como catalisadores.

Isso significa que basta uma bebida açucarada para que o telefone funcione. O melhor é que, no processo, ele só libera água e oxigênio.

Segundo o designer, as biobaterias operam por três a quatro vezes mais tempo com uma carga do que as baterias convencionaisalém de serem completamente biodegradáveis.

Se você, assim como algumas pessoas que conheço, é fanático por um copo de Coca gelada e preferiria deixar o celular morrer a “carregá-lo” com uma dose, não se preocupe.

Para você, e para aqueles que também acharam que usar Coca-Cola não era lá muito verde, há alternativas. O exemplo do refrigerante parece ser mais uma jogada de marketing do que uma obrigatoriedade e, como o celular funciona com qualquer líquido que contenha açúcar, você pode imaginar: que bebida usaria para carregar o seu aparelho?


Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/blogs/planetaverde/2010/01/07/celular-tem-bateria-de-coca-cola/

Nenhum comentário:

Postar um comentário