segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Plantbottle - A garrafa sustentável (ao menos 30% dela)


O grupo Vonpar, fabricante da Coca-Cola, iniciou ontem, em Porto Alegre, de forma pioneira na América Latina, a produção de garrafas PET com 30% de insumo proveniente da cana-de-açúcar em sua composição. Com isso, o Brasil torna-se o quinto país no mundo a fabricar esse tipo de embalagem, batizada de PlantBottle. Recentemente, Dinamarca, Canadá, Estados Unidos e Japão começaram a produção.

A tecnologia foi desenvolvida pela Coca-Cola Company. A nova garrafa PET é fabricada a partir de uma mistura de 30% de monoetileno glicol (MEG), resina feita com o etanol, e 70% de ácido politereftálico (PTA), feito a partir do petróleo. É 100% reciclável.

Além disso a garrafa é 100% reciclável. O novo processo vai reduzir em até 25% as emissões de CO2 e, ainda esse ano, o grupo Vonpar espera economizar 5 mil barris de petróleo. É claro que a nova garrafa não nenhumja revolução, haja vista que 70% dela ainda é proveniente do petróleo e, ademais, a resina da cana-de-açúcar é processada na Índia. Mas, de quqluqer modo, já é uma passo rumo a sustentabilidade e a preservação do meio-ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário