terça-feira, 19 de outubro de 2010

Bateria movida a agitação

Agite antes de usar. Até hoje, essa frase estava era comum em iogurtes e bebidas lácteas. Era comum. A Brother Industries Ltd, empresa americana conhecida pelos seus produtos tecnológicos, lançou uma bateria que pode ser carregada apenas com uma chacoalhada e substituir as pilhas descartáveis.
Assim como algumas lanternas que precisam de uma vibração para voltarem a produzir luz, esta bateria, se colocada no lugar de uma pilha comum, produzirá energia apenas com o movimento de agitação. Por exemplo, bastará apenas uma chacoalhada e o controle remoto voltará a funcionar, assim que as pilhas comuns acabarem.
"O gerador elimina a necessidade de substituir pilhas e contribui para reduzir a quantidade de resíduos", disse Brother Industries. A empresa também ressaltou sobre a necessidade de trazer mais versatilidade para as baterias, já que existem tipos diferentes de pilhas em diversos produtos.
 
A Vibration-powered generatin batteries, como é conhecida, pode ser usada em dispositivos que nem sempre consomem eletricidade e tem um consumo de energia de cerca de 100mW, disse a empresa. O consumo de energia de um controle remoto normal, por exemplo, é de 40 a 100mW.
O protótipo será exibido pela primeira vez durante a Techno-Frontier 2010, feira de tecnologias em Tóquio. A demonstração inclui o uso de gerador de uma lanterna LED, um controle remoto da TV e um controle remoto para equipamentos de iluminação.


Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/bateria-substitui-pilhas-e-e-carregada-se-for

Nenhum comentário:

Postar um comentário