segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O hidrogênio como combustível - Por que isso ainda não é uma prioridade?












Até 2012, ano da Olimpíada de Londres, os black cabs – táxis clássicos das ruas londrinas – estarão circulando de forma mais limpa pela cidade. O anúncio, feito recentemente no City Hall da capital inglesa, apresentou uma versão dos carros pretos com um motor de células de combustível movido a hidrogênio. É o Fuel Cell Black Cab.

A parceria das empresas Intelligent Energy, Lotus Engineering, LTI Vehicles e TRW Conekt, com financiamento da área estratégica de Tecnologia do governo da Grã-Bretanha, projetou um veículo que emite apenas vapor d’água de seu escapamento e promete deixar o ar mais limpo no centro de Londres.

O protótipo Fuel Cell Black Cab é um excitante vislumbre de como a tecnologia do hidrogênio pode, em breve, ter um papel vital na qualidade do ar para os moradores urbanos – afirmou Kit Malthouse, chefe da parceria Londres Hidrogênio.

O sistema de célula combustível da Intelligent Energy foi integrado ao mais recente design do LTI TX4 – modelo usado nos táxis – e enquadra-se no veículo sem invasão do espaço interno ou do porta-malas. O motor foi criado especificamente para atender à última legislação de emissões da Euro IV.

O Fuel Cell Black Cab é um táxi que se enquadra no século 21, com seus centros urbanos cada vez maiores, onde a exigência de boa qualidade do ar se faz urgente para todos nós – disse Henri Winand, CEO da Intelligent Energy.

Ainda este ano, a Transport for London começará a operar com cinco ônibus a hidrogênio, e o prefeito de Londres, Boris Johnson, comprometeu-se a trabalhar com os fabricantes para fazer com que todos os táxis operem com zero emissão até 2020.

Fonte: Caderno Nosso Mundo Sustentável - Zero Hora
http://wp.clicrbs.com.br/nossomundosustentavel/2010/09/14/futuro-limpo-para-o-black-cab/?topo=13,1,1,,,13

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