quarta-feira, 12 de maio de 2010

Barcelona usa sistema subterrâneo para descartar lixo

Em Barcelona, os prédios de apartamentos construídos nas últimas duas décadas já têm o sistema instalado internamente. Os moradores nem precisam mais descer com os sacos até a rua: 70% do lixo na capital da Catalunha já são recolhidos assim. E, em cinco anos, Barcelona inteira não terá mais nenhum caminhão de coleta de lixo circulando pela cidade. Solução subterrânea que ninguém vê, mas com vantagens que, com certeza, todo mundo sente.

Este sistema funciona como o fornecimento de água, gás ou energia elétrica. A tubulação é enterrada embaixo do pavimento das ruas e o custo com o tempo se dilui e acaba sendo igual ou até menor do que o método tradicional de coleta. A ideia nasceu na Vila Olímpica de Barcelona, construída especialmente para os Jogos de 1992. Parecia impossível unir lixo com limpeza e higiene. Mas deu tão certo que virou exemplo para a cidade inteira.

Este é mais um ótimo exemplo de como o design aliado a engenharia pode solucionar um dos nossos maiores problemas atuais: o descarte de lixo.

Assista ao video da reportagem do Jornal da Globo que mostra como funciona este sistema em Barcelona:

Um comentário:

  1. Bom dia,
    Os senhores podem indicar quem são as empresas responsáveis pelo sistema da coleta através das lixeiras à vacuo, o sistema de triagem , etc. na cidade de Barcelona.

    ResponderExcluir