domingo, 9 de maio de 2010

Projeto Produtos End-to-End by Walmart Brasil

O WalMart Brasil, através de seu projeto End-to-End, com o apoio do CETEA (Centro de Tecnologia de Embalagem)/ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos) desafiou os seus fornecedores a deixarem seus produtos mais sustentáveis, desde a fabricação até o descarte. A parceria ocorre com nove fornecedores do WalMart Brasil - 3M, Cargill, Coca-Cola, Colgate-Palmolive, Johnson & Johnson, Nestlé, Pepsico, Procter & Gamble e Unilever - os quais fizeram melhorias no processo produtivo de alguns de seus produtos. Abaixo seguem exemplos desses produtos, encontrados no site do WalMart Brasil.


Os fornecedores do WalMart Brasil assumiram compromissos com a empresa, como os citados a seguir, retirados da Revista E2E, no site da empresa.

Amazônia 
- Não participar do financiamento, uso, distribuição, comercialização e consumo de produtos pecuários que tenham qualquer ilegalidade em sua cadeia, principalmente desmatamento e trabalho análogo ao escravo;
- Plano de auditoria independente e de reconhecimento internacional que assegure que os produtos comercializados pelo Walmart não são procedentes de áreas de devastação da Amazônia;
- Promover o financiamento, produção, uso, comercialização e consumo de madeiras e produtos florestais com certificação de origem sustentável;
- Estabelecer restrições ao financiamento, produção, uso, distribuição e consumo de grãos de soja (in natura ou processado) que tenham origem em áreas de desmatamento ilegal na Amazônia;
- Estabelecer restrições comerciais às empresas e/ou pessoas identificadas em sua cadeia produtiva que se utilizem de condições degradantes de trabalho associadas a práticas que caracterizem escravidão.
 
Produtos 
- Aumentar o número de produtos mais sustentáveis disponíveis ao consumidor;
- Reduzir em 70% a presença de fosfato em detergentes e sabão em pó até 2013;
- Oferecer produtos de lavanderia, no mínimo, 2X mais concentrados até 2012;
- Oferecer pelo menos 1 produto orgânico por categoria de alimentos até 2012;
- Estimular as vendas de produtos com diferencial em sustentabilidade;
- Apoiar e estimular o desenvolvimento de produtos de ciclo fechado;
- Produtos de Marca Própria do Walmart Brasil devem liderar pelo exemplo em sustentabilidade.

Clima e Energia 
- Ser 100% abastecido por energia renovável;
- Reduzir a emissão de gases de efeito estufa em 20% em lojas existentes até 2012;
- Inaugurar protótipos de lojas que são de 25% a 30% mais eficientes em energia e que reduzam em 30% as emissões de gases de efeito-estufa.

Resíduos
- Implantar o Programa Impacto Zero em todas as unidades do Walmart Brasil;
- Reduzir embalagens em 5% em toda a cadeia de abastecimento até 2013;
- Implantar o “Sistema de Indicadores de Embalagem” até 2009;
- Reduzir o consumo de sacolas plásticas em 50% até 2013.

Fonte: http://www.walmartbrasil.com.br/e2e/; http://www.walmartbrasil.com.br/e2e/pdf/Revista_E2E_final_PDF_de_tela.pdf

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