domingo, 16 de maio de 2010

Lar Doce Lar entrega casa ecológica

No último sábado, 15 de maio, o apresentador Luciano Huck, em seu quadro Lar Doce Lar, reformou a casa de uma família de catadores de lixo em Duque de Caxias, RJ. A casa foi reformada com base nos princípios de Ecodesign, com a economia de recursos. Foram utilizados móveis sustentáveis da Tok Stok, bem como outros procedimentos na construção para a economia de água e luz. O sistema de contrução utilizado foi a construção seca, que não precisa de pedra, areia, tijolo. Ou seja, não gera resíduos na construção. Para aquecimento da água do chuveiro foi utilizada uma serpentina que esquenta a água do chuveiro, conforme a imagem e a explicação abaixo.

1. Em vez de ir direto à ducha, a tubulação leva a água diretamente para uma serpentina ligada a uma placa de alumínio. Esta parte do kit é colocada sobre o ralo;
2. A placa de alumínio é aquecida pela água quente vinda do chuveiro. Não há contato algum entre a água nova e a usada;
3. Em cima da placa de alumínio há um tapete antiderrapante de plástico;
4. Depois de passar pela serpentina, a água, que sai da caixa com uma temperatura média de 20 graus centígrados, chega à ducha a 30 graus. Quando instalado em banheiros já construídos, o tubo que leva a água da serpentina para a ducha fica do lado externo da parede. Se for colocado ainda durante a construção, pode ser embutido.

Também foi instalada uma cisterna para recolher a água da chuva, a fim de aproveitá-la na descarga do vaso sanitário e na irrigação do jardim da casa. Foram utilizadas placas de cimento, que são fabricadas sem amianto, não prejudicando o meio ambiente e a saúde. Foi feita uma unidade de reciclagem ao lado da casa, a fim de que a família possa reciclar e fabricar produtos com o lixo que recolhe das ruas. A família associou-se a uma cooperativa de reciclagem de lixo e aprendeu a fazer produtos com garrafas PET e outros materiais. Tudo isso foi feito com grande economia de recursos monetários e de construção, com o intuito de servir de modelo para outras comunidades do Brasil.

E você, que acha de viver em uma casa ecologicamente correta e gastando menos?

Fonte: *http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI86490-17153,00-EMPREENDEDOR+CRIA+RECICLADOR+DE+ENERGIA+PARA+AQUECER+AGUA+DO+BANHO.html
*http://tvglobo.caldeiraodohuck.globo.com/lardocelar

Nenhum comentário:

Postar um comentário