terça-feira, 1 de junho de 2010

Sacolas plásticas viram botas de chuva e televisão vira sapato!

Quando nos fazemos a pergunta "como posso diminuir os resíduos que jogo no meio ambiente?", muitas vezes não encontramos muitos resíduos que podemos eliminar. Pois é, pesquisando no Google sobre ecoprodutos, eis que me deparo com o site Coletivo Verde e descubro que até televisão pode ser reciclada! Ou seja, o (eco) design pode contribuir muito para diminuirmos os resíduos que geramos e jogamos no ambiente, por não possuírem mais nenhuma utilidade para nós.
A partir da tela de televisões quebradas pode-se produzir uma microfibra de poliester, a qual está sendo usada pela designer Elizabeth Olsen para fabricar sapatos, como os das imagens abaixo.


 


Além disso, o designer argentino Louie Rigano produz botas de chuva de uma forma criativa. Ele utiliza sacolas plásticas, que demoram cerca de 100 anos para serem decompostas, em um processo produtivo fácil. Os próprios catadores de lixo argentinos - chamados de cartoneros - produzem as botas, cuja produção consiste em basicamente prensar os sacos plásticos para criar folhas do material. Entre as folhas são inseridas gazes, que possibilitam a costura das botas. Abaixo seguem algumas imagens das botas, que podem ser de diversas cores.



Quem disse que produtos ecosustentáveis são feios? E você,  compraria um dos calçados acima?
Fonte: http://www.coletivoverde.com.br/transformando-sacos-plasticos-em-lindas-botas-de-chuva/; http://www.coletivoverde.com.br/sapatos-feitos-de-televisao/

2 comentários:

  1. Compraria, e usaria e muito, e com orgulho. Temos que valorizar tudo, sei que é clichê dizer isso mas é a única maneira de mudarmos as coisas por aqui. Gostei! PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Compraria as botas sim. Onde posso ncontrá-las para comprar?

    ResponderExcluir