domingo, 27 de junho de 2010

FIBRA DESIGN

Fibra Design é um estúdio de design sustentável, que utiliza quatro indicadores de sustentabilidade  para fazer uma breve descrição das características mais relevantes de sustentabilidade de seus projetos. Os indicadores utilizados são:

- Energia: O produto utiliza energia de forma sustentável, tanto em sua produção quanto em seu uso;
- Segurança: O produto é atóxico no uso e no descarte, e sua produção não envolve detritos tóxicos ou a perturbação de ecossistemas;
- Ciclo de Vida: O produto é fabricado com materiais e componentes que se inserem de alguma forma em um ciclo de vida contínuo; e
- Humano e Social: A cadeia do produto promove o desenvolvimento humano sustentável, seja nas condições de trabalho e comércio, seja na disseminação de conceitos de sustentabilidade.

Alguns dos produtos projetados pela Fibra são o Skate Folha Seca, que utiliza um material desenvolvido pela própria Fibra - o BIOplac -, que é uma mistura de famílias botânicas (palmáceas, gramíneas, bromélias, entre outras). O BIOplac trata-se de um compósito não-madeireiro formado por sete camadas unidas com adesivo de base vegetal, proveniente do óleo da mamona. As camadas externas são feitas com Laminado de Pupunha, fruto de avanços tecnológicos do Compensado de Pupunha, material vencedor do iF Material Awards 2005, produzido a partir de resíduos da agroindústria do palmito sustentável de pupunha. As camadas internas do BIOplac são feitas com três lâminas de Bambu Orgânico, produzido no Brasil sem agrotóxicos e tratado sob condições naturais, reforçado com um compósito formado por 70% de fibras naturais – juta, malva e curauá (uma espécie amazônica da família bromeliaceae, considerada como a substituta natural da fibra de vidro) – e 30% de polipropileno.

 
Outro projeto interessante da Fibra é a bicicleta Chico, que é fabricada em laminado de bambu orgânico e que acompanha o desenvolvimento natural da criança, contribuindo para a redução no uso de materiais e estimulando a consciência ambiental nos pequenos. O projeto foi premiado com troféu de prata na categoria Eco-design do prêmio IDEA Brasil, em 2009.

E você, o que achou dos projetos da Fibra? Dê sua opinião.

Fonte: www.fibradesign.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário