quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Maior barco movido a energia solar do mundo

O maior barco movido a energia solar do mundo aportou esta semana em Cancún, no México, para demonstrar apoio às negociações na Conferência do Clima da ONU, a COP 16, que acontece na cidade.
O Turanor PlanetSolar é um catamarã com cerca de 30 metros de comprimento por 15 metros de largura, que está dando a volta ao mundo para mostrar que usar o sol como fonte de energia é uma alternativa viável.
A embarcação, projetada por um neozelandês e construída na Alemanha, tem bandeira suíça e uma tripulação de apenas seis pessoas. Para alimentar os motores, os cerca de 530 metros quadrados da superfície superior do barco são recobertos por placas para captar a luz do sol.
O barco não só é o maior movido a energia solar no mundo, como tem também a maior bateria carregável, que é segredo industrial. Mesmo se o sol desaparecesse, ele ainda andaria por três dias. A velocidade máxima do barco é de 15 km/h, mas a velocidade média é aproximadamente a metade disso, como explica o capitão. Assim, foram necessários 26 dias para cruzar o Oceano Atlântico.

Planet SolarA embarcação vai dar a volta ao mundo, mas não deve passar pelo Brasil. (Foto: Dennis Barbosa/G1)

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/12/g1-visita-maior-barco-movido-energia-solar-do-mundo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário