sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Deixe sua casa mais verde

casa-capa.jpg
Transforme sua casa em um lugar mais sustentável/Foto: Carolina Mendonça
Na Semana do Meio Ambiente nós preparamos algumas dicas para transformar a sua casa em um ambiente mais sustentável. São dicas simples, viáveis e capazes de transformar o seu lar em um lugar mais saudável, eficiente e amigo do meio ambiente. Do telhado aos móveis, já existem inúmeras alternativas capazes de aprimorar a sua casa e deixá-la em dia com o planeta.

Na construção

construcao.jpg1. Dê sempre preferência para matérias-primas sustentáveis, como bambu, madeira certificada, fosfogesso, tintas a base de água e cimento reciclado. A depender da criatividade do construtor, você ainda pode utilizar diversos outros materiais, como pneus, sacos de fibra, papelão, embalagem e calhas de PET e garrafas de vidro, que podem ser recicladas e reaproveitadas na construção.
2. Planeje sua casa de forma a obter a melhor ventilação e luz ao longo de todo o dia. Isso pode fazer com que você utilize menos aparelhos de ar condicionado e iluminação artificial. Um maior número de janelas, clarabóias e até espelhos espalhados por pontos estratégicos das casas podem ser fundamentais.
3. Instale telhados verdes (Green Roofs), em sua casa. Essa técnica consiste em construir uma espécie de jardim no telhado de casas e prédios, e ajuda a reduzir a ilha de calor, absorver a poluição e melhorar a qualidade de vida dos moradores.
4. Outra opção para os telhados é pintá-los de branco. A cor reflete o calor de volta para a atmosfera e ajuda a frear o aquecimento global.
5. Se for possível, instale painéis solares na sua casa. Eles ajudam a reduzir a conta de luz e são fontes alternativas de eletricidade. O investimento inicial é relativamente alto, mas é amortizado entre cinco e sete anos de uso.

Na sala de estar

sala.jpg1. Escolha madeira de lei e móveis de antiquários. Além de charmosos, eles evitam que novas peças sejam construídas e poupam matéria-prima e recursos naturais, como água e energia, utilizados na sua produção.
2. Se não for possível, decore sua casa com objetos feitos de materiais alternativos e reciclados.
3. Cortinas abertas. Deixe a luz natural entrar e só ligue a lâmpada em caso de necessidade.
4. Troque as lâmpadas incandescentes por versões fluorescentes. Apesar de mais caras, elas duram dez vezes mais e são mais econômicas que as tradicionais.
5. Equipamentos sustentáveis. Hoje já existem diversas opções de aparelhos, como luminárias, carregadores e até persianas que são movidos a energia solar.

Na cozinha

cozinha.jpg
1. Troque seus eletrodomésticos por versões com o selo Procel de eficiência energética. Isso garante economia na conta no final do mês e reduzir os impactos no meio ambiente.
2. Prefira alimentos orgânicos, produzidos localmente e naturais da época do ano.
3. Reutilize a água da pia e do lava-louças em outra áreas da casa, como no jardim ou na descarga dos vasos.
4. Instale uma composteira. Essa estrutura é capaz de reciclar todo o lixo orgânico produzido pela casa. Isso reduzir o lixo nos aterros e gera um excelente adubo para o seu jardim.

Nos quartos

quarto.jpg
1. Desligue os equipamentos eletrônicos da tomada quando não estiver utilizando. Aquelas luzes, o stand-by, consomem energia mesmo quando os aparelhos estão desligados.
2. Compre roupas de cama feitas com tecidos naturais, como os algodões orgânicos. Além de confortáveis e duráveis, esses objetos são menos agressivos à saúde das pessoas e do meio ambiente.
3. Experimente usar mais o ventilador e menos o ar condicionado. Além de consumir menos energia, os ventiladores não emitem substâncias tóxicas na atmosfera.

No banheiro

banheiro.jpg
1. Repare qualquer vazamento de água. Um buraco de 2mm (um pouco maior do que a cabeça de um alfinete) em um cano desperdiça até 3.200 litros de água em um dia. Por isso fique de olho e faça os reparos assim que identificá-los.
2. Reaproveite a água da descarga. Reutilize a água da pia no vaso sanitário. Já existem alguns equipamentos capazes de realizar o transporte da água, mas se você não tiver acesso, pode utilizar o bom e velho balde. Isso economize centenas de litros d’água no final do mês.

No jardim

jardim.jpg
1. Utilize um sistema de gotejamento. Ele faz com que as plantas sejam regadas aos poucos e com um volume pequeno de água, mas de maneira eficiente. Se não puder montar o sistema em sua casa, opte sempre por regar suas plantas pela manhã para evitar a evaporação e o maior gasto de água.
2. Reaproveite a água da chuva. Com alguns canos e caixas d’água é possível captar a água da chuva e reaproveitá-las depois para regar o jardim, lavar a calçada, etc.
Com essas dicas fica mais fácil transformar seu lar em um ambiente mais saudável para você, para a sua família e para o meio ambiente.

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/voceecod/deixe-sua-casa-mais-verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário