sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Estacionamento solar garante sombra e energia limpa para carros elétricos

solar-forest-capa.jpg
Os motoristas poderão conectar seus carros às árvores e deixá-los recarregando enquanto estão estacionados/foto: Divulgação
A produção e o comércio de carros elétricos têm crescido substancialmente nos últimos anos e tende a aumentar ainda mais nos próximos. E o foco agora é encontrar formas de recarregar esses veículos de maneira simples, barata e acessível a toda população. Uma ideia do designer industrial Neville Mars é criar um estacionamento com “árvores” feitas de painéis fotovoltaicos, capazes de proteger os carros do sol enquanto recarregam suas baterias.
solar-forest-2.jpg
Além de fornecer energia, as árvores também garantem sombra para os carros.
Cada árvore da “Floresta Solar” possui uma série de “folhas” fotovoltaicas capazes de captar a energia solar e transformá-la em eletricidade. Essa energia limpa seria armazenada na base das árvores e utilizada pelos motoristas quando deixassem carros estacionados.
Em entrevista ao site Inhabitat, Neville contou que o objetivo inicial não era criar a floresta, mas que a ideia acabou surgindo naturalmente, enquanto ele tentava maximizar o efeito sombreado da estrutura. Ele ainda contou que as “folhas” das árvores irão se mover para acompanhar o deslocamento do sol e, assim, garantir a máxima eficiência dos painéis.
solar-forest-3.jpg
As "copas" das árvores ainda se moverão para acompanhar o deslocamento do sol.
O projeto ainda é apenas um protótipo e o designer não informou se há planos para construí-lo.


Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/estacionamento-solar-garante-sombra-e-energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário