terça-feira, 19 de outubro de 2010

Projeto social quer aproximar o Design das minorias políticas

Projeto visa os 90% da população que não tem acesso aos produtos criados pelos designers
Washington, nos Estados Unidos, recebeu no início de setembro uma exposição diferente. A Design for the Other 90% é direcionada para as tendências de design na criação de produtos voltados para as populações mais carentes. “A maioria dos designers é focada em criar produtos para apenas 10% da população mundial (a parte mais rica e favorecida)", diz o site do projeto.
O objetivo é que, através de parcerias locais e globais, os cidadãos e organizações encontrem maneiras de enfrentar os desafios básicos de sobrevivência e acompanhem as mudanças do mundo. Os projetos de design poderiam ajudar nesse processo. As criações são divididas em seis áreas de interesse: água, abrigo, saúde e saneamento, educação, energia e transporte.
"Ao mostrar o trabalho de designers que usam suas habilidades e capacidade de invenção para produzir soluções arquitetônicas e de design que realmente afetam problemas de qualidade de vida, o Cooper-Hewitt alerta para a necessidade de um design humanitário", disse o diretor do museu que abrigou a exposição em Nova York, Paul Warwick Thompson.
O movimento tem suas raízes na década de 1960, quando economistas e designers tentaram encontrar soluções simples, de baixo custo para combater a pobreza. Os projetistas começaram, então, a trabalhar diretamente para os usuários finais de seus produtos, destacando a co-criação para responder às suas necessidades. Muitos dos projetos empregam os princípios do mercado de geração de renda como um caminho para sair da pobreza.
Algumas ideias já saíram do papel para a prática. O Q Drum, por exemplo, é uma roda-reservatório usada para carregar altas quantidades de água por grandes distâncias na África. Ou ainda o LifeStraw, uma espécie de canudo com filtro usado em regiões carentes, onde as pessoas são obrigadas a tomar água diretamente em poços e rios.
O LifeStraw ajudaria pessoas que são obrigadas a tomar água em poços ou rios
A também o Big Boda load-carrying bycicle, uma bicicleta de garupa ampliada, que pode suportar o transporte de carga pesada. E ainda o Inclusive Edge Canopy, que consiste basicamente uma cobertura de lycra, sobre cabos de aço, que cria uma ampla sombra em áreas de calor intenso.
Alguns desses produtos puderam ser conferidos nas diversas exposições do projeto, mas você pode encontrar a relação de todos no site oficial do Design for the Other 90%.
“Ao invés de explorar as economias mais pobres, tentamos minimizar o impacto ambiental, aumentar a inclusão social, melhorar a saúde em todos os níveis e promover a qualidade e a acessibilidade da educação”, diz o site do projeto. “Design for the Other 90% demonstra como o design pode ser uma ferramenta dinâmica para salvar e transformar vidas, localmente e ao redor do mundo”.
O Inclusive Edge Canopy ajudaria em locais de calor extremo
Fontes:
Ecodesenvolvimento: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/projeto-social-quer-aproximar-o-design-das
Other 90: http://other90.cooperhewitt.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário