sábado, 16 de outubro de 2010

Inovação na merenda

Um fogão que usa a energia do sol para cozinhar merenda escolar. Inconformado com a falta de alimentos para os alunos do Ensino Médio em sua escola, o então adolescente Jarbas Batista Araújo, hoje com 20 anos, dedicou seu último ano no colégio para desenvolver o modelo de fogão que funciona com energia solar.

Com a ajuda do professor de química João Batista, o protótipo se tornou realidade com custo inferior ao dos modelos convencionais. Essa foi a ideia que rendeu ao menino natural de Caicó, no interior do Rio Grande do Norte, o segundo lugar no Prêmio Jovem Cientista em 2006. Quatro anos depois, seu projeto Fogão Solar: Uma Alternativa para Sustentabilidade da Biodiversidade continua rendendo bons frutos.
Depois de expor na 62ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Jarbas foi convidado pela ONG A Caatinga para levar seu experimento para moradores de uma pequena comunidade do Ceará. No início do ano que vem, deve ensinar os moradores da comunidade da Reserva Natural da Serra das Almas a construção de fogões movidos a energia solar.
- A minha maior alegria como pesquisador é ver um projeto sendo aplicado no cotidiano – conta o potiguar, que agora cursa o segundo semestre da faculdade de Filosofia.
Questionado sobre o futuro, Jarbas reforça que seu desejo é de continuar pesquisando alternativas sustentáveis para o dia a dia das pessoas. E sobre a eficiência do fogão, quer mais:
- Meu próximo objetivo é encontrar uma forma acessível de armazenarmos energia para o período de dias nublados.


Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/nossomundosustentavel/files/2010/10/jarbasbatistaaraujo.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário