quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Ecosimple - Alternativa sustentável para a indústria têxtil


Por mês, milhões de toneladas de sobras de tecidos são descartados. Esse acúmulo gerado pode ser visivelmente observado nos aterros sanitários.

A empresa SimpleTex, em parceria com grande companhias têxteis e com a comunidade, desenvolveu um novo tecido chamado Ecosimple - que surge da reciclagem de retalhos de tecidos. Para isso, os retalhos são recolhidos nas indústrias e levados para pequenas cooperativas onde são catalogados e separados por cor. Depois disso, passam por vários processos, todos livres de tratamentos químicos, para serem fiados novamente e formar um outro tecido.

Por já estarem separados por cor, não é necessária a adição de qualquer espécie de tinta ou corante. As tonalidades desejadas são obtidas através das cores originias dos tecidos, aproveitando a coloração natural das fibras e suas diversas nuances.

Cláudio Rocha, diretor comercial da SimpleTex, fabricante do Ecosimple, fala que uma das maiores dificuldades da empresa foi o grande investimento que tiveram que fazer em tecnologia, mão de obra e equipamentos. Além disso, ressalta a qualidade do material produzido, já usado inclusive pelo estilista Alexandre Herchcovitch.

"O grande diferencial de um produto sustentável está no aspecto social. Através do desenvolvimento desse produto, a empresa procura fomentar a devida valorização da biodiversidade ambiental, social e cultural", comenta Cláudio.
.
Fonte: Atitude Sustentável UOL
http://atitudesustentavel.uol.com.br/blog/2010/07/27/industria-textil-produz-alternativas-sustentaveis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário