quinta-feira, 19 de maio de 2011

Estilista francesa usa bitucas de cigarro para confecção

Estudo publicado no jornal British Medical revelou que, anualmente, cerca de 845 mil toneladas de bitucas de cigarro são jogadas no chão, emporcalhando o mundo e, ainda, contaminando o solo e a água do planeta. O que fazer com todo esse lixo? A jovem francesa, de 22 anos, Flore Garcia-Bour tem a resposta na ponta da língua: um vestido!

Incomodada com a hipocrisia de seus vizinhos – que se empenhavam em fazer coleta seletiva em casa, mas viviam jogando bitucas de cigarro na rua –, Flore decidiu se mexer para diminuir a quantidade de lixo na sua cidade e, ao mesmo tempo, conscientizar a vizinhança para o problema que estavam criando: ela saiu pelas ruas de Paris recolhendo todas as pontas de cigarro que encontrava pela frente e está criando um vestido com o material coletado.

A ação ganhou um blog, batizado pela francesa de Le Mégot Défi* (O Desafio da Bituca de Cigarro, em tradução livre), e conquistou a simpatia dos moradores da cidade. Vários franceses acessam a página para acompanhar a jornada de Flore por uma Paris com menos bitucas de cigarro: em três semanas, a jovem conseguiu coletar cerca de 2.850 pontas e está finalizando seu primeiro vestido! — Já imaginou o cheiro dessa roupa?

Flore, claro, tem consciência de que, sozinha, não resolverá o problema das bitucas de cigarro em Paris, mas acredita que, com o Le Mégot Défi, pode fazer a sua parte e, ainda, inspirar outros cidadãos a fazer o mesmo. Se não for para criar um vestido, pelo menos para jogar as bitucas no lixo!

Fonte: Superinteressante

Um comentário:

  1. As bitucas do cigarro, são um problema com grandes proporções em especial nos grandes centros urbanos.
    A ECOCITY Soluções Ambientais, empresa brasileira localizado no Paraná, criou o PROGRAMA BITUCA ZERO de coleta e reciclagem do resíduo.
    O PROGRAMA é uma ferramenta de gestão ambiental e de resíduos, que atende o ciclo completo da bituca: instalação de coletores especiais, coleta semanal com logística adequada e a reciclagem com reutilização do resíduo em ações ambientais.
    Conheçam mais do PROGRAMA BITUCA ZERO no site:
    www.ecocitybrasil.blogspot.com
    BITUCA ZERO: O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

    ResponderExcluir