Estudo publicado no jornal British Medical revelou que, anualmente, cerca de 845 mil toneladas de bitucas de cigarro são jogadas no chão, emporcalhando o mundo e, ainda, contaminando o solo e a água do planeta. O que fazer com todo esse lixo? A jovem francesa, de 22 anos, Flore Garcia-Bour tem a resposta na ponta da língua: um vestido!
Incomodada com a hipocrisia de seus vizinhos – que se empenhavam em fazer coleta seletiva em casa, mas viviam jogando bitucas de cigarro na rua –, Flore decidiu se mexer para diminuir a quantidade de lixo na sua cidade e, ao mesmo tempo, conscientizar a vizinhança para o problema que estavam criando: ela saiu pelas ruas de Paris recolhendo todas as pontas de cigarro que encontrava pela frente e está criando um vestido com o material coletado.
A ação ganhou um blog, batizado pela francesa de Le Mégot Défi* (O Desafio da Bituca de Cigarro, em tradução livre), e conquistou a simpatia dos moradores da cidade. Vários franceses acessam a página para acompanhar a jornada de Flore por uma Paris com menos bitucas de cigarro: em três semanas, a jovem conseguiu coletar cerca de 2.850 pontas e está finalizando seu primeiro vestido! — Já imaginou o cheiro dessa roupa?
Flore, claro, tem consciência de que, sozinha, não resolverá o problema das bitucas de cigarro em Paris, mas acredita que, com o Le Mégot Défi, pode fazer a sua parte e, ainda, inspirar outros cidadãos a fazer o mesmo. Se não for para criar um vestido, pelo menos para jogar as bitucas no lixo!
Fonte: Superinteressante
As bitucas do cigarro, são um problema com grandes proporções em especial nos grandes centros urbanos.
ResponderExcluirA ECOCITY Soluções Ambientais, empresa brasileira localizado no Paraná, criou o PROGRAMA BITUCA ZERO de coleta e reciclagem do resíduo.
O PROGRAMA é uma ferramenta de gestão ambiental e de resíduos, que atende o ciclo completo da bituca: instalação de coletores especiais, coleta semanal com logística adequada e a reciclagem com reutilização do resíduo em ações ambientais.
Conheçam mais do PROGRAMA BITUCA ZERO no site:
www.ecocitybrasil.blogspot.com
BITUCA ZERO: O MEIO AMBIENTE AGRADECE!