terça-feira, 15 de novembro de 2011

One Tonne Life




Durante seis meses uma família da Suécia se propôs a viver um estilo de vida climaticamente inteligente, com o objetivo de reduzir suas emissões de dióxido de carbono de 7,3 toneladas por ano, que é aproximadamente a média na Suécia, para uma tonelada. Ao final do período, o Lindell’s cruzaram a linha de chegada em 1,5 toneladas.

O projeto foi desenvolvivo pelas empresas A-hus, Vattenfall, Volvo Corporation e Siemens. Durante seis meses os Lindell’s moraram em uma casa ecologicamente correta com tecnologia para controle de ambientes durante o ano todo, como ventilação, climatização e renovação do ar interno sem que haja perda de calor ou desperdícios de energia.

Transporte e consumo de energia elétrica foram as áreas em que a família fez o maior progresso. As emissões reduziram em mais de 90%, principalmente ao fato de que o carro disponibilizado para famílioa foi um Volvo C30, recarregado com energia elétrica proveniente de hidrelétricas.

A casa da família, desenvolvida pela A-hus também produziu sua própria eletriciade através de energia hidrelétrica, e cujas emissões de dióxido de carbono foram praticamente zero.

A emissão de dióxido de carbono proveniente de acomodações correspondem a mais da metade do total emitido pela família. Já alimentação foi a terceira área em que a família fem um progresso considerável: por não jogar fora as sobras e fazendo escolhas sábias, a Lindells fizeram um corte significativo de dióxido de carbono. Variando os tipos de carnes e comer mais vegetais são maneiras fáceis para qualquer um reduzir a emissão de CO2 proveniente dos alimentos.

Em resumo, os Lindells conseguiram reduzir suas emissões de CO2 com transportes em quase 95%; com alimentos, 80%; com casa e acomodação, 60%; e em outras áreas, 50%. A média geral no final foi uma redução de 75 por cento.


Para ver maiores detalhes, e entrevistas com os participantes, visite o site:

http://onetonnelife.com/





Nenhum comentário:

Postar um comentário