domingo, 16 de maio de 2010

Lar Doce Lar entrega casa ecológica

No último sábado, 15 de maio, o apresentador Luciano Huck, em seu quadro Lar Doce Lar, reformou a casa de uma família de catadores de lixo em Duque de Caxias, RJ. A casa foi reformada com base nos princípios de Ecodesign, com a economia de recursos. Foram utilizados móveis sustentáveis da Tok Stok, bem como outros procedimentos na construção para a economia de água e luz. O sistema de contrução utilizado foi a construção seca, que não precisa de pedra, areia, tijolo. Ou seja, não gera resíduos na construção. Para aquecimento da água do chuveiro foi utilizada uma serpentina que esquenta a água do chuveiro, conforme a imagem e a explicação abaixo.

1. Em vez de ir direto à ducha, a tubulação leva a água diretamente para uma serpentina ligada a uma placa de alumínio. Esta parte do kit é colocada sobre o ralo;
2. A placa de alumínio é aquecida pela água quente vinda do chuveiro. Não há contato algum entre a água nova e a usada;
3. Em cima da placa de alumínio há um tapete antiderrapante de plástico;
4. Depois de passar pela serpentina, a água, que sai da caixa com uma temperatura média de 20 graus centígrados, chega à ducha a 30 graus. Quando instalado em banheiros já construídos, o tubo que leva a água da serpentina para a ducha fica do lado externo da parede. Se for colocado ainda durante a construção, pode ser embutido.

Também foi instalada uma cisterna para recolher a água da chuva, a fim de aproveitá-la na descarga do vaso sanitário e na irrigação do jardim da casa. Foram utilizadas placas de cimento, que são fabricadas sem amianto, não prejudicando o meio ambiente e a saúde. Foi feita uma unidade de reciclagem ao lado da casa, a fim de que a família possa reciclar e fabricar produtos com o lixo que recolhe das ruas. A família associou-se a uma cooperativa de reciclagem de lixo e aprendeu a fazer produtos com garrafas PET e outros materiais. Tudo isso foi feito com grande economia de recursos monetários e de construção, com o intuito de servir de modelo para outras comunidades do Brasil.

E você, que acha de viver em uma casa ecologicamente correta e gastando menos?

Fonte: *http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI86490-17153,00-EMPREENDEDOR+CRIA+RECICLADOR+DE+ENERGIA+PARA+AQUECER+AGUA+DO+BANHO.html
*http://tvglobo.caldeiraodohuck.globo.com/lardocelar

3 comentários:

  1. qual seria o valor de um deste para um cidadão classe baixa

    ResponderExcluir
  2. Como faço para comprar esse chuveiro?

    ResponderExcluir
  3. Como faco pra compra essa pate de baicho .pois tenho um chuveiro desse e a minha parte de baico ja esta velha.

    ResponderExcluir