domingo, 9 de maio de 2010

A importância da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) - ou Life Cycle Assessment (LCA), em inglês - é uma ferramenta que permite avaliar o impacto ambiental potencial associado a um produto ou atividade durante seu ciclo de vida. Além disso, a ACV também permite identificar quais etapas do ciclo de vida de um processo ou produto causam maior impacto ambiental. A utilização da ACV no planejamento produtivo permite avaliar a implementação de melhorias ou alternativas para produtos, processos ou serviços, de modo a diminuir os malefícios ao meio ambiente. Declarações ambientais sobre um produto podem basear-se em estudos de ACV e na integração de aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento de produtos (ecodesign).
A ACV avalia os aspectos ambientais e os impactos potenciais associados ao ciclo de vida de um produto, isto é, desde a extração dos recursos naturais até o uso e descarte do produto, como mostra a figura abaixo.


A ACV permite o gerenciamento e preservação dos recursos naturais; a identificação dos pontos críticos de um determinado processo/produto; otimização dos sistemas de produtos; desenvlovimento de novos serviços e produtos; otimização de sistemas de reciclagem mecânica e/ou energética; definição de parâmetros para atribuição de rótulo ambiental a um determinado produto. Ou seja, a ACV permite o desenvolvimento e melhoria de produtos, bem como de políticas públicas, no momento em que há a preocupação com o destino final do produto, quando este se torna "inútil" ao usuário final.

E você, o que pensa da ACV? Ela é importante? As empresas devem se preocupar com o ciclo de vida de seus produtos?

Adaptado do livro Avaliação do Ciclo de Vida como Instrumento de Gestão, em http://www.cetea.ital.org.br/figs/ACV_como_Instrumento_de_Gestao-CETEA.pdf

Um comentário: