domingo, 11 de dezembro de 2011

O que é Upcycle?

Upcycle significa transformar algo que já está no fim de sua vida útil em algo útil sem que precise passar pelos processos de reciclagem. Esse material é utilizado tal e qual está e vai gerar novos produtos.

Já existem até empresas que se dedicam exclusivamente a esse trabalho. E é crescente o número de marcas que aderem ao estilo Upcycle de ser criando roupas com tecidos que sobraram ou que já foram uma outra peça de roupa.

O assunto é tão bacana que já foi lançado até livro sobre ele. É o Junky Styling – Wardrobe Surgery, lançado em julho de 2009, de autoria das amigas inglesas Annika Sanders e Kerry Seager, da marca Junky Styling que, obviamente, adota o estilo em suas criações.

O Programa Cidades e soluções do canal Globo News na Edição de 27/10/2010, apresentou uma reportagem bem legal sobre esse novo conceito que em Londres já é uma importante tendência de moda e consumo. A matéria cita ainda exemplos bem legais como oTerraclicle, que possui iniciativas no Brasil de reaproveitamento de embalagens de salgadinhos e chocolates e a From Somewhere, em Londres, uma marca que desde 1997 reutiliza tecidos descartados pela insdústria do vestuário e por fashion designers da Europa.

Veja os vídeos do programa:

Parte 1

Perte 2

Lá em londres essa historia de eco-moda é tão forte que a London College of Fashion tem um setor especializado nesse assunto, o Centro de Moda Sustentável, fundado há três anos e com apoio governamental. Bom exemplo para nós brasileiros e principalmente para as faculdades que devem incentivar, cada vez mais, seus futuros profissionais a fazerem sua parte na conservação do planeta!

O programa EcoModa tem algumas pessoas que estão trabalhando este conceito. Um exemplo é a Limonada Moda Customizada, que reutiliza jeans descartados para produzir bolsas com muito charme e estilo.

Um comentário:

  1. È maravilhoso ver o quanto o homem esta cada vez mais buscando maneiras de preservar o meio ambiente, e como ele usa a criatividade para criar peças e objetos de uso pessoal e coletivo, e se integrar na guerra contra o lixo.

    ResponderExcluir