domingo, 25 de abril de 2010

Roupas feitas com tocos de cigarro reciclados


A designer chilena Alexandra Guerrero tem experimentado algo que pode ser a última coisa que alguém pensaria como material de vestuário: tocos de cigarro. À primeira vista pode parecer que ela só queria manchetes, certo? Mas a coisa mais surpreendente da iniciativa é que as peças resultantes feitas a partir de tocos de cigarros misturados com lã parecem promissores - legal mesmo.
Mas como você transforma esse lixo bruto em produtos têxteis usáveis?
 
Transformando pontas de cigarro sujas em lã

O projeto Mantis começou quando a designer Alexandra Guerrero estava prepararando uma tese de pós-graduação. Sempre consciente da grande quantidade de pontas de cigarro em toda a cidade de Santiago de Chile, ela começou a pensar sobre o que poderia ser feito com elas, e veio com uma maneira de misturar o tecido do filtro com lã natural para criar um fio rústico, que poderia ser de malha em todo o tipo de vestuário.

É claro que colocar pontas de cigarro usado em contato com a pele pode não só ser repulsivo, mas potencialmente perigoso. Então, antes de continuar com seu projeto, Guerrero pediu à engenheira ambiental Carolina Leiva para conduzir um estudo para determinar o quão puro o material seria depois de limpar os tocos de cigarro. O estudo concluiu que os filtros poderiam atingir 95% de purificação, o que, segundo a designer, significa que as pontas limpas são seguras para o uso.

O processo de purificação começa com as pontas de cigarro passando por uma autoclave (aparelhos de esterilização). Em seguida, elas são lavadas em um solvente polar, passam pela autoclave novamente, são lavadas e secas, e, finalmente, fragmentadas para criar um material como a lã. O líquido resultante também está sendo doado para ser testado como um inseticida biológico.




 
Roupas e objetos feitos de tocos de cigarro reciclados

Até agora a designer produziu um colete, um poncho, um vestido e um chapéu, e ainda tem misturado o material dos filtros de cigarros com sabão para fazer um produto esfoliante.
O tecido resultante final contém 20% de material de filtro de cigarro reciclado e Guerrero recuperou 5.000 tocos de cigarro das ruas até o momento.
Isto pode não ser a solução definitiva para o enorme problema do lixo de cigarro (4,3 trilhões de pontas de cigarro são descartadas por ano; elas nunca se degradam totalmente e só começam a se degradar depois de 12 anos, de acordo com a ButtsOut), mas também não é uma má maneira de aumentar a consciência sobre o que pode ser feito de outra maneira com os resíduos.



Fonte: http://www.treehugger.com/files/2009/01/recycled-cigarette-butts-fashion-alexandra-guerrero-mantis.php (por Paula Alvarado, Buenos Aires, em 1° de Junho de 2009)

Um comentário: