domingo, 18 de abril de 2010

Ecoprodutos


Veja alguns produtos feitos pensando no reaproveitamento e menor quantidade de descarte de materiais no ambiente.

- Embalagem de iogurte, cuja tampa vira colher: a tampa da embalagem do iogurte tranforma-se em colher, o que economiza material e mantém a praticidade (já que você não precisa carregar uma colher). Esta embalagem foi criada por Cho Hye-Seung. Uma película plástica sobre a tampa garante a higiene.


- Caneta 98% reciclável: fabricada pela empresa nova iorquina DBA, a DBA Pen é a primeira caneta feita de materiais 98% recicláveis, o que inclui a sua tinta. O processo de fabricação utiliza apenas energia eólica. Seu corpo é composto por um bio-plástico, o reservatório é feito de fibra biodegradável e a tinta também é natural.
A embalagem também segue a linha eco-friendly, sendo de papel reciclado impresso com tintas de base vegetal.
A caneta parece não ter importância diante da poluição do meio ambiente, mas um vídeo (que você pode ver após o jump) da empresa informa que, desde 1950, foram vendidas mais de 100 bilhões de canetas no mundo, (o que corresponde a 60 delas por segundo sem parar até hoje). A tinta utilizada daria para preencher cem piscinas olímpicas. Tanto o material usado nas canetas  quanto nas tintas é tóxico.


- Colar feito de garrafa pet reciclada

- Piso de bambu (bamboolook): O piso de Bambu da marca BambooLook é importado da China, e, segundo os fabricantes, tem resistência superior à do piso convencional e sua aplicação é bem mais rápida e fácil, além de ser ecologicamente sustentável. As vantagens justificam o preço maior do produto.
Enquanto uma árvore de Ipê, que fornece a madeira para pisos tradicionais, leva 30 anos para atingir a idade de corte, o bambu só precisa de cinco anos. Além disso, é mais resistente, daí a empresa oferecer 15 anos de garantia para o BambooLook.
Além dos pisos para áreas internas, há os pisos para o exterior, como decks, e também painéis para paredes.

- Carro elétrico da Nano: O Tata Nano é 100% elétrico, equipado com baterias de lítio ionizado, pode andar até 60 km sem carregar a bateria, e alcança a velocidade de 60 km/h em 10 segundos. O design dele é moderno e bem simpático. Além disso, é o carro elétrico mais barato do mundo, ao preço de US$ 2 mil (fora impostos).


- Water Pebble: é um pequeno aparelho que lhe ajuda a economizar água. Basta colocá-lo perto do ralo da banheira/chuveiro e ele emite luzes indicando se você gastou muita água, quase muita ou se você usou pouca, preservando este valioso recurso natural.
Criação de Paul Priestman, da consultoria de design Priestmangoode, o Water Pebble mede e lembra a quantidade de água consumida durante o primeiro uso.
Durante os banhos subsequentes, o aparelho usa uma série de LEDs para indicar o volume de água sendo consumida em relação ao primeiro uso. A cada banho, o aparelho alerta antes, encorajando a pessoa a tomar duchas mais curtas e economizando água.

  
Fonte: http://www.criadesignblog.pop.com.br/

Um comentário:

  1. Oi Gente, tenho mue produto de ecodesign, sou designer Chileno e estou lancando ele, goataría de mostrar para vc´s se pode lhes ajudar em seu projeto.
    Saudos! meu e-mail: cvil23@gmail.com

    ResponderExcluir