sexta-feira, 26 de março de 2010

O QUE É ECODESIGN?

O impacto ambiental causado por produtos, serviços e pontos de venda (PDV's) é preocupação atual de empresas e consumidores. Por esse motivo foi criado o Ecodesign, o qual se preocupa em produzir embalagens, produtos e serviços utilizando princípios e materiais recicláveis, com foco na sustentabilidade. Além disso, o Ecodesign preocupa-se também com o ciclo de vida dos produtos, desde a matéria-prima, o transporte, a forma como o consumidor utilizará o produto, sua duração, até o seu descarte.
Exemplos de empresas que utilizam o Ecodesign são a Spirit, fabricante de uma linha de ventiladores de teto, que utiliza policarbonato, material reciclável, que não permite o uso de agentes químicos na sua limpeza. Além disso, eles foram os primeiros a permitir o uso de lâmpadas eletrônicas que economizam até 80% de energia, bem como sua leveza gera uma capacidade de ventilação 30% superior à média.
Outro exemplo de empresa que utiliza os princípios do Ecodesign para a fabricação de seus produtos é a Natura, a qual resolveu não utilizar uma resina de cana-de-açúcar recém-lançada por não ter conseguido rastrear a origem do produto. A Natura também utiliza refis para a maioria dos seus produtos, o que, além de deixar o preço final ao consumidor mais barato, contribui para não serem jogados tantos resíduos sólidos no meio ambiente. O uso de refis contribui de três formas com o meio ambiente:

Reduzir
O refil é feito de um material diferente da embalagem regular. Esse material utiliza menos matéria prima para ser produzido que a embalagem regular, ou seja, exige menos recursos da natureza para ser fabricado e gera menos resíduos depois de descartado.
Reutilizar
O refil proporciona a reutilização da embalagem regular do produto. Existem muitas embalagens e materiais que podem ser reaproveitados, evitando gastos e desperdícios.
Reciclar
O plástico usado no refil é reciclável e pode se transformar em novos produtos. Por isso é tão importante separarmos o lixo em casa e garantir que ele seja recolhido da forma correta.

O consumidor tem papel importante neste ciclo, pois ao consumir produtos que utilizam refil, por exemplo, ele incentiva as empresas a mudar seu comportamento também.

Referências

* http://www.mundodomarketing.com.br/11,10301,ecodesign-como-futuro-do-design-convencional.htm
* http://guia.mercadolivre.com.br/produtos-refil-bom-voc-planeta-12739-VGP

Nenhum comentário:

Postar um comentário