quinta-feira, 30 de junho de 2011

Semana Eco Fashion 2011

A cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, está concorrida no mês de agosto. Além da tradicional feira literária, a FLIP, o paraíso natural vai receber também aParaty Eco Fashion nos dias 5, 6 e 7 de agosto – evento que reúne exposição e desfile de moda sustentável. A ideia é unir estilistas, designers e estudantes para discutir a Eco Moda.

A programação contou com duas etapas iniciais onde estudantes fizeram pesquisas com comunidades tradicionais e produziram produtos artesanais. No desfecho, as peças serão mostradas em desfiles do evento, além de palestras, shows, premiações e workshops. Tudo isso baseado na Economia Solidária, uma prática social que não envolve exploração, agressão ao meio-ambiente ou exclusão.

Quer saber mais? Então acessa o site e veja a programação.

Fonte: Pensamento Verde

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Fantasminha ensina crianças a economizar energia

Tio é o nome do interruptor em forma de fantasma que avisa, através de luzes coloridas, há quanto tempo a lâmpada está acesa. Até uma hora, a expressão do fantasminha é feliz e a luz do interruptor permanece verde.  Se a luz é deixada ligada por mais de quatro horas, ele se assusta e fica amarelo. Já se o morador da casa deixa a luz acesa por mais de oito horas, o fantasma se zanga e fica vermelho. Com o auxílio visual e tátil, espera-se que as crianças comecem a tomar consciência do desperdício de energia logo cedo, e de uma maneira divertida. 

quarta-feira, 22 de junho de 2011

CoCy é a solução sustentável para as cidades

A CoCy, idealizada por Adrian Weidmann e Robert Nightingale, é uma solução engenhosa que propõe fornecer transporte livre, local, ético e sustentável, utilizando uma plataforma criativa de anúncios, utilizando bicicletas. Os aparelhos incorporam uma gama de características que fazem a localização, reserva e operação das bicicletas um processo acessível para moradores e visitantes daquela cidade.


As bicibletas são presas em um suporte de energia solar, ligado a um dispositivo debluetooth. Para retirar a bicicleta, o usuário utiliza seu smartphone ou insere um código disponibilizado online, de acordo com sua reserva. Depois de usar, a bicicleta pode ser realocada em qualquer estação de suporte na cidade, as quais podem ser localizadas através de sistema GPS disponibilizado no aplicativo para smartphones.


Além disso, cada bicicleta tem um design preparado para receber anúncios de forma facilitada, aumentando rotatividade de anunciantes e campanhas. Com esta fonte de financiamento, o serviço da CoCy só é cobrado após 30 minutos de uso da bicicleta, preservando a longevidade do serviço.

sábado, 18 de junho de 2011

Designer cria biquíni que carrega iPods, câmeras e celulares com energia solar



Passar o dia na praia já não é problema para os geeks. O designer Andrew Schneider desenvolveu um biquíni com entrada USB, capaz de carregar aparelhos eletrônicos, como iPods, câmeras e celulares, com energia solar.
A novidade, chamada de Solar Bikini, é produzida com placas de tecido fotovoltaico, costuradas com linhas condutoras, capazes de reter a energia solar. A fabricação da roupa demanda 80 horas de costura a mão. A peça pronta custa, em média, 120 libras (R$ 310).

Após o sucesso da invenção com o público feminino, Schneider quer atrair a atenção dos homens. De acordo com informações do Daily Mail, no momento, ele está trabalhando no projeto de uma sunga capaz de gelar latas de cerveja.

Fonte: PEGN

quinta-feira, 16 de junho de 2011

O Ecodesign não tem barreiras, como vimos em nosso blog, ele está presente na moda, materiais de higiene, meios de transporte, lojas e eletrônicos. Também podemos verificar sua existência na arquitetura, e é considerada uma tendência da arquitetura moderna, como o prédio de cinco andares da  Escola de Arte, Design e Comunicação da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura. A construção conta com uma cobertura vegetal e sua forma orgânica se mistura com a natureza onde está inserida. Os telhados revestidos de grama servem como ponto de encontro informal, além de ajudar no equilíbrio térmico do edifício e na absorção da água da chuva, além de trocar o concreto ou telhas por grama, ajudando o ambiente.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Bamboo Bike, bicicleta feita de bamboo


A BambooBike é uma empresa que se coloca no papel de espalhar o amor por produzir bicicletas, através de workshops sobre "como montar sua própria bicicleta" e "como vender a bicicleta que você criou". Já ministraram palestra para mais de 250 pessoas e ajudaram a iniciar com uma fábrica em Gana (em setembro), proporcionando um preço baixo com alta qualidade a quem interessa este produto.

Dá pra ver que a ideia é ajudar. Ainda assim, se colocam, também, como empresa de desing e desenvolvimento, que se financia através dos workshops citados. Por isso,dedicam pelo menos 50% do tempo no desenvolv
imento de projetos baseados em trêsvertentes:
1. Impulsionar as capacidades da Bamboo Bike em usar materiais e processos dedesempenho elevado, em relação ao seu caráter funcional, ambiental e econômico;
2. Usar esses recursos para promover a acessibilidade e interesse pelas bicicletas, através da disseminação do conhecimento e habilidade sobre a fabricação de bicicletas;
3. Desenvolver programa para promover o engaj
amento dos jovens na fabricação, engenharia e design ambiental.
Para usufruir dos serviços, é só escolher o modelo de bicicleta que se pretende. Aí, vem o preço (custo de quem irá construir o modelo, com as próprias mãos, no armazém da BambooBike - em São Francisco ou Brookling -com datas pré-agendadas dos workshops).
Os modelos variam de preço, desde se você já tem os materiais para construir, como o modelo que se pretende fazer.

Vale conhecer o trabalho e a ideia deles (e, por que não, se inspirar?)...

Fonte: Inexmarketing

quarta-feira, 1 de junho de 2011

THIS, escova de dentes sustentável

Já pensou em escovar os dentes com um pedaço de graveto? Pois esta é a sugestão da libanesa Leen Sadder para diminuir o impacto das nossas atividades de higiene bucal. Após muita pesquisa, a jovem – que é estudante de design – descobriu que há um tipo de graveto capaz de substituir, de forma eficaz, a escova e, também, a pasta de dentes: o Miswak, um ramo da árvore Salvadora Pérsica.

De acordo com as pesquisas de Sadder, é cientificamente comprovado que o Miswak possui, em seu interior, cerdas naturais com propriedades antimicrobianas, que limpam a boca e evitam o mau hálito. Logo, basta cortar o graveto e esfregar suas cerdas nos dentes – ou, para os mais ousados, também é possível mastiga-las.



Imagens do site Behance

Os benefícios

O uso do graveto não só reduziria a utilização de água para higiene bucal – e, também, com a contaminação do recurso, já que dispensa a utilização de cremes dentais –, como também diminuiria a produção de lixo. Isso porque, após ser utilizado, o Miswak pode ser enterrado no quintal para se decompor na natureza, como qualquer outro galho.

Em suas pesquisas, Sadder ainda descobriu que o Miswak já era utilizado por povos da Antiguidade na hora da higiene bucal. Sendo assim, a estudante de design, apenas, deu um “toque de modernidade” à técnica: ela desenvolveu uma embalagem (reutilizável) para o graveto que, além de facilitar o transporte da “escova de dentes”, vem com uma espécie de cortador de charutos. Assim, após utilizar o graveto, o usuário pode cortá-lo e deixa-lo pronto para a próxima “escovada”.


Por enquanto, o produto desenvolvido por Sadder é, apenas, um protótipo – batizado por ela de THIS –, mas, segundo a pesquisa da estudante, o Miswak já é vendido pela internet em sites especializados. Você toparia trocar sua escova de dentes por um graveto?

Fonte: Behance, Inexmarketing