quarta-feira, 27 de abril de 2011

Loja com latas e garrafas recicladas

A Coca-Cola inaugurou recentemente uma loja em Israel com diversos produtos feitos a partir de latas e garrafas recicladas. Os clientes foram convidados a trazer embalagens da bebida para a loja e, com de um pequeno valor em dinheiro, trocá-las por produtos novos, entre roupas, jóias, acessórios, bolsas e até mobília. Abaixo um vídeo da loja, demonstrando que com criatividade pode-se chegar a soluções bem criativas de ecomoda e ecodesign.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Osklen e os 4 R´s - desde 2000

Em 2000, Oscar Mestavaht, criador da Osklen, uniu pessoas que acreditam em um estilo de vida urbano, integrado à natureza e que decidiram tomar atitudes concretas para lutar contra a degradação do meio ambiente, valorizando este lifestyle integrado à natureza. Nascia assim o Instituto e-brigader, que se orienta pela Carta da Terra, pratica Agenda 21, defende o Protocolo de Kyoto e respeita a Convenção da Biodiversidade.

Essa postura tem base nos 4 Rs: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar, quatro passos para preservar os recursos naturais que utilizamos. A função do movimento é informar, sensibilizar e promover ações que disseminem uma cultura orientada para a responsabilidade individual e para o desenvolvimento sustentável do planeta, transformando conceitos em atitudes. Mais de 100 mil peças já foram vendidas com o conceito e-brigade, revertendo-se em pesquisas e projetos (dados de 2007).

Alguns projetos coordenados pelo Instituto e Extração responsável de látex - Desenvolvido pela Universidade de Brasília com apoio do Ibama, o projeto permite que os seringueiros trabalhem com as suas famílias e extraiam o látex das árvores de modo que elas não sejam prejudicadas.

Algodão orgânico - O cultivo de algodão orgânico incorpora bases biológicas e evita a destruição do meio ambiente provocada por pesticidas e agentes químicos.

Seda orgânica – A produção manual de fios de seda não utiliza agrotóxicos e ainda aproveita casulos de seda descartados pela indústria.

Couro de tilápia - Os principais resíduos gerados no acabamento dos couros tradicionais poluem solos e rios, emitem gases nocivos à atmosfera e podem causar doenças graves aos trabalhadores. Ao invés de ser descartado, o couro do peixe oferece ao mercado de moda um material de qualidade e estética diferenciada.

Lã orgânica – Na produção, o número de ovelhas é limitado por área, sua alimentação é essencialmente orgânica, não há química nos pastos e o tingimento é feito com corantes naturais para não contaminar o solo e os lençóis freáticos.

Poliéster reciclado – Uma garrafa PET leva 300 anos para se decompor. No Brasil, estima-se que seis bilhões delas são produzidas por ano. Entretanto, é possível transformá-las em fibras de poliéster que podem ser utilizadas pela indústria têxtil. A economia de energia na produção reciclada é de 76% e a redução de emissões de CO2 é de 71%.


Fontes: Inexmarketing, Instituto e-brigader, Revista Elle

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Gadgets Verdes II


Esse gadget é uma invenção que ajuda a economizar energia. Com design inovador, ele permite com que a pessoa carregue um iPhone com um aperto de mão. O conceito do gadget, criado por Mac Funamizu, é "you can work it out", um jogo de palavras com "encontrar uma solução" (work it out) e "exercitar-se" (work out).

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Levi's Water>Less

Abrindo a temporada 2011 do nosso blog, resolvemos abordar uma iniciativa bem legal de ecomoda da Levi’s, chamada de Water<Less™. É uma linha especial de jeans que visa reduzir o número de lavagens das calças, a quantidade de água que é preciso para deixá-las com aspecto limpo e o volume de água necessário em seu processo produtivo. Os jeans Water<Less™ reduzem o uso de água em uma média de 28% por unidade – e até 96% para alguns estilos. Para se ter uma ideia, um jeans comum precisa de 42 litros de água para ser tingido, lavado e acabado. Quando se leva um deles para casa, utilizamos 21 litros a cada lavagem.
Além da atitude superbacana adotada em relação ao produto, a Levi's ainda está realizando campanhas publicitárias que ajudam a levar água potável aos mais necessitados - por exemplo, através de uma ação do facebook, o usuário que divulgar em suas redes sociais a nova linha de jeans ajuda a doar alguns litros de água a comunidades carentes - se quiser ajudar, o link é http://apps.facebook.com/leviswatertank/parts
Abaixo o vídeo que, além de ser visualmente interessante (feito em stop motion), apresenta a nova linha da marca:

Para saber mais acesse: http://www.levi.com.br/brasil/waterless.aspx http://store.levi.com/waterless/